Miguel Albuquerque adverte Sebastião Bugalho: ali não existem estrelas

Mostrar resumo Ocultar resumo

No primeiro dia do 43.º Congresso do PSD, em Sangalhos, o eurodeputado Sebastião Bugalho foi interrompido por ter ultrapassado o tempo de intervenção. A advertência coube ao presidente da Mesa, Miguel Albuquerque, num momento que gerou troca de farpas entre oradores.

Advertência no plenário

O episódio ocorreu durante a sessão de abertura do congresso, realizada no Velódromo Nacional de Sangalhos, no sábado, 20 de junho. Enquanto proferia um discurso caloroso, Sebastião Bugalho foi chamado à ordem por Miguel Albuquerque, que apontou a ultrapassagem do tempo.

Albuquerque dirigiu-se ao eurodeputado num tom que misturou firmeza com ironia, dizendo: “aqui não há estrelas”.

Alvos e agradecimentos

No discurso, Bugalho começou por saudar os eleitos do PSD nas eleições autárquicas de 2025 e os colegas com quem trabalha no Parlamento Europeu. Em seguida centrou críticas na reação da direita mais radical a iniciativas em Bruxelas e Estrasburgo.

O eurodeputado mencionou um episódio recente em Estrasburgo, quando uma tentativa de boicote afetou uma homenagem ao antigo primeiro‑ministro Aníbal Cavaco Silva, condecorado com a Ordem Europeia do Mérito pouco mais de um mês antes.

Acusações à extrema‑direita

Bugalho questionou a ligação entre o PSD e formações que, segundo ele, reagiram com boicotes à homenagem. Em termos diretos, perguntou: “Que tem o nosso partido a ver com um partido que, quando a Europa decidiu homenagear Cavaco Silva, decidiu boicotar a cerimónia”.

Para sublinhar um suposto desencontro de perceções políticas, afirmou ainda: “para a extrema‑direita somos socialistas, para os socialistas somos extrema‑direita”.

Posição sobre o desempenho eleitoral

O eurodeputado também evocou o resultado das eleições e a atuação do PSD no poder local. No rescaldo do chumbo do pacote laboral, lembrou que o partido tem “razões para estar aqui de cabeça erguida”, por ter merecido a confiança dos eleitores nas duas ocasiões em que mediu forças contra líderes da oposição.

Insistiu na ideia de que existe uma “maioria maior” disposta a reafirmar esse peso eleitoral.

Troca de réplicas com Miguel Albuquerque

A intervenção ficou marcada pela réplicas entre Bugalho e o presidente da Mesa. Quando o eurodeputado aludiu a Strasbourg dizendo que “há sete estrelas” — numa referência aos eurodeputados social‑democratas —, Albuquerque cortou com a sua resposta bem-humorada: “estrelas, só as de Rui Veloso”.

O incidente adicionou um tom mais animado à sessão, mas também reflectiu tensões internas sobre imagem, alianças e estratégias do partido. O congresso prossegue com outras intervenções e debates previstos ao longo do fim de semana.

Dê o seu feedback

Seja o primeiro a avaliar este post
ou deixe uma avaliação detalhada



Semanário Transmontano é um meio independente. Apoie-nos adicionando-nos aos seus favoritos do Google News:

Publicar um comentário

Publicar um comentário