Mostrar resumo Ocultar resumo
A chefe da diplomacia da União Europeia classificou como “terrorismo patrocinado por um Estado” a tentativa de ataque contra um aeroporto alemão atribuída à Rússia e anunciou a convocação do representante russo em Bruxelas. A declaração foi proferida antes de uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que decorre na Irlanda, país que exerce a presidência rotativa do Conselho Europeu.
Bruxelas discute resposta coletiva
João Pinto Coelho lança novo romance e admite sofrer ao escrever
Marc Cucurella junta-se ao Real Madrid com contrato até junho de 2032
Kaja Kallas afirmou que os ministros vão analisar como reagir ao incidente de agosto no aeroporto de Leipzig. “A questão é: o que fazemos em relação a isto?”, declarou, segundo reportaram as agências norte-americana AP e espanhola EP.
Ela acrescentou que o representante russo já foi convocado — uma medida adotada também por vários Estados‑membros — e que os ministros vão debater que outras ações são possíveis. Kallas ressaltou, no entanto, que a reunião tem caráter informal e não resultará em decisões vinculativas imediatas.
O episódio em Leipzig
O Governo alemão responsabilizou a Rússia pela tentativa de ataque ocorrida a 4 de agosto, quando um drone carregado com explosivos foi detetado nas imediações de um avião ucraniano.

As autoridades conseguiram desativar o dispositivo antes que causasse danos. Na altura, a chanceleria alemã considerou o episódio como um novo nível de risco para a aviação e para a segurança no espaço europeu.
A Moscovo negou as acusações.
Reações nacionais
Em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, anunciou que vai convocar hoje o embaixador russo e adiantou que a reação da UE será “forte”.
O caso já provocou uma resposta diplomática em vários capitais, e as discussões em Bruxelas deverão centrar‑se em possíveis medidas coordenadas e em passos práticos a tomar nos próximos dias.











