Desafio de Carneiro a Montenegro: divulgar o número de estudantes com notas suspensas

Mostrar resumo Ocultar resumo

O secretário‑geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu ao primeiro‑ministro que diga quantos alunos têm as notas suspensas e garanta que nenhum será prejudicado na candidatura ao ensino superior. Em Fafe, alertou que o problema pode abranger “alguns milhares” de estudantes e avisou para riscos maiores caso aumentem os pedidos de revisão.

Pedido direto ao governo

À chegada a um encontro com autarcas e jovens em Fafe, no distrito de Braga, Carneiro apelou ao executivo por transparência imediata sobre as classificações suspensas. Pediu que o primeiro‑ministro informe o número de alunos afetados e explique quais medidas serão tomadas para proteger o acesso ao ensino superior.

Possibilidade de agravamento com pedidos de revisão

O líder socialista disse ter recebido relatos que apontam para uma dimensão significativa do problema. Segundo essas fontes, “podem ser alguns milhares” os estudantes com notas em suspenso.

Carneiro avisou ainda que a situação poderá deteriorar‑se se houver um elevado número de pedidos de revisão de prova. “Poderemos vir a viver momentos ainda mais críticos do que aqueles que se viveram até agora”, afirmou, salientando a incerteza sobre o impacto nos prazos e procedimentos.

Acusações ao ministro da Educação e responsabilidade do executivo

O secretário‑geral do PS acusou o ministro da Educação, Fernando Alexandre, de não assumir as responsabilidades inerentes ao cargo. Segundo Carneiro, isso significa que o ministro “deixou de ser” ministro, mesmo que mantenha o título.

Explicou que, na sua visão, um governante que não cumpre os compromissos públicos perde a legitimidade para continuar a exercer funções. A declaração foi acompanhada de críticas ao primeiro‑ministro, a quem atribuiu a responsabilidade política por ter avançado “de forma imprudente para este processo”.

Carneiro lembrou ainda outro caso recente no governo, envolvendo a tutela da Saúde, e perguntou se o primeiro‑ministro pretende manter ministros que, na sua ótica, não assumem responsabilidades.

Dê o seu feedback

Seja o primeiro a avaliar este post
ou deixe uma avaliação detalhada



Semanário Transmontano é um meio independente. Apoie-nos adicionando-nos aos seus favoritos do Google News:

Publicar um comentário

Publicar um comentário