Jerry Seinfeld enfrenta recusa de artistas portugueses

Mostrar resumo Ocultar resumo


Vários artistas portugueses anunciaram a retirada da primeira edição do MEO Commedia a La Carte Fest, marcada para Lisboa entre 29 de outubro e 1 de novembro. As desistências surgem na sequência de críticas ao cabeça de cartaz, o humorista norte‑americano Jerry Seinfeld, e ao que foi entendido como posições suas sobre o conflito entre Israel e a Palestina.

Quem saiu do cartaz e porquê

Entre os nomes que cancelaram estão artistas de palco e música que integravam o alinhamento do festival. Os abandonos foram justificados por um crescente sentimento de desconforto face à presença de Seinfeld no evento.

Artistas portugueses nos bastidores antes de um espetáculo
Alguns dos artistas que cancelaram tinham lugar no alinhamento do festival.

  • Eduardo Madeira
  • Inês Aires Pereira
  • Carolina Deslandes
  • Tatanka
  • Bárbara Tinoco
  • Cuca Monga
  • Os Cebola Mol (Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca)

Eduardo Madeira disse ao jornal CM que o mal-estar em relação à participação do norte‑americano foi-se acentuando até se tornar insustentável. «As pessoas têm de estar bem consigo próprias e, no nosso caso, como julgo no de outros artistas, isso já não estava a acontecer», afirmou.

O episódio que desencadeou a polémica

Em junho, durante uma abordagem por parte de um ativista, Seinfeld – que se assume publicamente como pró‑israelita – foi desafiado a dizer «Free Palestine» para as câmaras. Segundo registo desse encontro, o ator riu e respondeu: “Isso [a Palestina] não existe”.

Ativista a confrontar um humorista durante uma abordagem pública
O episódio com um ativista que pediu ‘Free Palestine’ desencadeou a polémica.

O vídeo circulou nas redes sociais e deu origem a uma vaga de críticas, com acusações de insensibilidade e de legitimação da violência militar em Gaza.

Reacções e estado atual

Inês Aires Pereira anunciou a retirada nas redes sociais, invocando «imperativos morais» e solidariedade com a Palestina. Sem citar pessoas concretas, escreveu que «não se pode normalizar um genocídio».

O festival, organizado pela companhia Commedia a La Carte, tem no cartaz locais como a MEO Arena, o Cinema São Jorge, o Coliseu dos Recreios e o Capitólio. O CM contactou César Mourão, responsável pela programação, mas não obteve comentário até ao fecho desta edição.

Dê o seu feedback

Seja o primeiro a avaliar este post
ou deixe uma avaliação detalhada



Semanário Transmontano é um meio independente. Apoie-nos adicionando-nos aos seus favoritos do Google News:

Publicar um comentário

Publicar um comentário