Arquivo: Edição de 13-06-2008
Loteamento isola idosa em casa
Uma mulher de 74 anos, que usa duas bengalas para se movimentar, é obrigada a descer e subir uma barreira de terra batida com bastante inclinação sempre que sai e entra em casa, em Valpaços. A habitação, arrendada, está implantada num terreno onde no âmbito de um projecto de loteamento aprovado pela Câmara deveria nascer uma rua. Acontece que o empreiteiro e a autarquia não se entendem quanto à responsabilidade de realojar a idosa. Enquanto isso, Alice Oliveira desespera e a via continua por concluir. “Olhe que até há muita gente que me vem cá tirar fotografias”, conta a idosa para reforçar o insólito da situação.
Cerca de duas dezenas de camiões entupiram o IP4 na passada segunda-feira, juntando-se ao protesto nacional contra o constante aumento de combustíveis. Pelos mesmos motivos, na quarta-feira, também algumas empresas de camionagem se concentraram na fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, embora não tenham cortado o trânsito.
Azibo vai ter mais uma praia
A oferta balnear do Azibo vai ser reforçada com a instalação de uma terceira praia, desta feita bem mais perto de Macedo de Cavaleiros, ou seja, a cerca de três quilómetros da cidade. É a primeira a ser instalada na margem direita da albufeira, mais propriamente no termo de Vale de Prados. O projecto, que se encontra em fase de candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), prevê também o acesso por Vale da Porca.
Câmara vai assumir decisão com base em estudo técnico e opinião do Ministério da Cultura
Trânsito na Ponte Romana não vai a referendo
Estudo da UTAD aponta soluções para o castanheiro na região
Com 70 milhões seriam criados 1700 postos de trabalho
“O castanheiro constitui um modelo de negócio com grande interesse para uma boa parte das zonas de montanha do interior Norte de Portugal” – quem o diz é José Gomes-Laranjo, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Nessa perspectiva, está a ser preparado para esta região um grande projecto de investimento na fileira da castanha, que será submetido a financiamento no âmbito do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).