Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 25-03-2011

SECÇÃO: Região

Governo já informou autarcas dos locais onde serão colocados os pórticos
Portagens na A24 vão mesmo avançar

fotoAs portagens nas Scuts vão mesmo avançar. Em reunião com os autarcas da região atravessada pela A24, o secretário de Estado das Obras Públicas já revelou onde vão ser colocados os pórticos e explicou os moldes das isenções e descontos para residentes.
O preço por quilómetro deverá cifrar-se nos 8 cêntimos.
De nada deverão valer as 35 mil assinaturas que na terça-feira da semana passada chegaram à Assembleia da República para travar a intenção do Governo colocar portagens nas Scuts (sem custos para o utilizador), entre as quais a A24, já a partir do dia 15 de Abril.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, reuniu, ao início da semana, com os autarcas dos concelhos abrangidos pela auto-estrada e deu a medida como certa. Aliás, os autarcas foram informados dos locais onde serão colocados os pórticos das portagens.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, estão previstos pórticos em cada um dos nós de acesso à auto-estrada. No caso de Chaves, e a pedido do próprio presidente da Câmara, haverá uma excepção para o nó de Outeiro Seco, para permitir que viagens gratuitas entre Chaves e Verín, mas só a partir do nó junto à Zona Empresarial. Ou seja, quem não quiser pagar portagens terá de entrar e sair neste nó.
Quanto às isenções destinadas os naturais e residentes, quer dos concelhos onde passa a via, quer dos que integram a mesma Nut (Unidades Territoriais Estatísticas de Portugal), são de dois tipos. Está prevista, durante cerca de um ano, a isenção do pagamento das primeiras dez viagens em cada mês, mas apenas até ao limite dos concelhos da mesma Nut. Ou seja, para os automobilistas de Chaves, Boticas e Montalegre, ou Valpaços, por exemplo, essa isenção só vai até ao concelho de Vila Pouca de Aguiar. Vila Real já pertence a outra Nut (Douro) e, por isso, a isenção já não se aplica. Em sentido contrário, passa-se o mesmo. Quem viajar de Vila Real só terá isenção, nas primeiras dez viagens, até Vila Pouca.
Além da isenção, durante três anos, os naturais e residentes terão ainda um desconto de 15 por cento no valor total da portagem.
Para beneficiar dos descontos, no acto de pagamento das portagens, que poderão ser realizadas em estações de serviço e nas estações dos CTT, os automobilistas terão de fazer prova do local de residência, através do Bilhete de Identidade. Quem optar por requisitar o dispositivo Via Verde, terá de fazer o mesmo tipo de prova, para beneficiar dos descontos.
Para o social-democrata, João Batista, a introdução de portagens é “injusta e errada”. “O Governo e o PS argumentam que o PSD também aprovou a sua introdução, mas isso não deixa de ser uma hipocrisia. E quantas coisas o PSD propôs e o Governo não aprovou? As portagens, aprovou por que quis!”, argumenta o autarca flaviense.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .