SECÇÃO: Chaves
É a primeira no distrito de Vila Real e vai ficar sedeada nas instalações dos Bombeiros flavienses
Chaves vai ter uma escola de formação de bombeiros
A Escola Nacional de Bombeiros vai abrir uma delegação em Chaves, na sede dos Bombeiros Flavienses. É a primeira unidade formativa no distrito de Vila Real e vai evitar deslocações dos bombeiros a outros distritos. As obras de readaptação no edifício dos Flavienses, para a criação de salas teórico-práticas, deverão ser iniciadas em Janeiro.
Se os prazos estipulados forem cumpridos, no próximo mês de Março estará concluída a primeira Unidade Local de Formação do distrito de Vila Real. A escola, que funcionará como um pólo da Escola Nacional de Bombeiros, ficará sedeada nas instalações dos Bombeiros Flavienses, no campo da Fonte. O protocolo para a criação da unidade foi assinado na passada terça-feira, no Governo Civil de Vila Real, e prevê uma redistribuição de custos. As obras de readaptação do edifício dos Bombeiros Flavienses, para a cria-ção de salas teórico-práticas, serão custeadas pela própria asso-ciação e pela Câmara Municipal de Chaves, que assumirá ainda o projecto. Os trabalhos, que deverão iniciar em Janeiro, estão orçadas em 37.500 euros.
A despesa com o equipamento das salas será suportada pelo Governo Civil de Vila Real, que, segundo o protocolo, irá contribuir com 30 mil euros, e ainda pela Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real, que irá participar com uma verba de 5 mil euros.
De acordo com o presidente dos Bombeiros Flavienses, GastãoBianchi, a Junta de Freguesia de Faiões e a Autoridade Nacional de Florestas já cederam também um terreno baldio, com mais de 3 hectares, que será utilizado paras os exercícios práticos, no que diz respeito ao combate a incêndios florestais. As aulas práticas sobre incêndios urbanos terão lugar na própria unidade, que ficará equipada para simulações de situações reais de fogo.
O plano de formação será definido pela Escola Nacional de Bombeiros, que certificará as acções.
Com a abertura da escola, muitos dos bombeiros do distrito poderão progredir na carreira mais facilmente, uma vez que até agora muitos não subiam de escalão por não terem disponibilidade para se deslocar a outros distritos para efectuarem as formações. “Penso que ficou toda a gente a ganhar, a cidade, o distrito, os bombeiros…”, concluiu Gastão Bianchi.
|