SECÇÃO: Desporto
Ténis de Mesa - Campeonato Mundial de Juniores
Maria Xiao é a 13ª melhor do mundo
Caiu no passado sábado o pano do Campeonato Mundial de Juniores, que decorreu na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Para além da consagração dos melhores mesatenistas, a prova confirmou também a mirandelense Maria Xiao como atleta de verdadeira dimensão internacional.
Depois do 10º lugar obtido nos Jogos Olímpicos da Juventude – Singapura 2010, a atleta mirandelense conseguiu, na maior prova para o seu escalão etário, o 13º lugar na classificação fina, depois de brilhante entrada na fase de grupos e pela continuação das exibições de sonho nas três primeiras eliminatórias do mapa final.
Nos oitavos de final e quando havia apenas cinco atletas europeias em prova, a Maria Xiao coube defrontar Lee Ho Ching, primeira jogadora de Hong Kong, 84ª do Ranking Mundial Absoluto, e a 12ª jogadora mundial no Ranking de Sub 18. Com a complicada tarefa pela frente, ela que é apenas a número 244 do mundo, entrou a jogar de igual para igual e, logo no primeiro set, teve uma vantagem parcial aos 8/4, para ceder na parte final e perder por 9/11. Contudo, depois de não conseguir responder da melhor maneira nos dois sets seguintes, recompôs-se ao ganhar o quarto set por 13/11, acabando por ser afastada da prova no set seguinte, pela marca de 8/11.
Também na variante de pares mistos, fazendo dupla com o italiano Marco Rech Daldosso, já nos oitavos de final, tiveram de defrontar o melhor par europeu, constituído pelo inglês Liam Pitchford e pela alemã Solja Petrissa, sendo afastados em quatro sets, pelos parciais de 10/12, 8/11, 11/4 e 6/11.
Estes mundiais foram amplamente dominados pelos atletas asiáticos, nomeadamente, pelos chineses, que na prova individual masculina tiveram quatro atletas a jogar as meias-finais e na prova feminina foram duas chinesas a jogar as meias-finais.
|