SECÇÃO: Opinião
Um olhar...
Mente sã em corpo são
É que tratar das “finanças”, sem tratar da principal doença do país, não sei se resolverá alguma coisa.
Dizem os entendidos que Portugal, a trote, caminha para o abismo: a falência financeira, económica, educacional e social. Claro está que todos estes factores estão interligados e comandados, como não podia deixar de ser, pela saúde.
Ora, um país onde escasseiam os serviços primários de saúde é, como diria monsieur de La Palice, um país que está doente, tanto física como mentalmente. Contudo, muitos milhares de portugueses primam por se manter em óptimo estado físico, sendo até já uma obsessão quase diária a prática de actividade física. É de louvar não fosse o facto de esta ser desenvolvida em recintos fechados, como, por exemplo, os ginásios. A sua prática em contacto com a pacificante Natureza, libertar-lhes-ia talvez a mente.
Onde será que os nossa classe política desenvolve actividade física? Em contacto com a Natureza não é pela certa, dado que demonstram possuir um corpo são, mas uma mente demasiado “desmiolada”, tendo em conta o modo como escaqueiraram o país. Então, nos últimos meses, são tão notórios os sinais exteriores de “demência”… Não seria melhor antes da entrada do FMI, ser solicitada, sem complexos, uma equipa de psicólogos e/ou psiquiatras para nos tratarem da saúde mental? É que tratar das “finanças”, sem tratar da principal doença do país, não sei se resolverá alguma coisa.
(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
|