SECÇÃO: Chaves
Mestre fez 90 anos no passado dia 4
Fundação Nadir Afonso lançada a concurso no dia do aniversário do pintor
A Câmara Municipal de Chaves assinalou o 90º aniversário do pintor Nadir Afonso, no passado dia 4, com o lançamento do concurso para a construção da fundação com nome do mestre. Globalmente, a obra, projectada por uma referência nacional da arquitectura, Siza Vieira, vai custar cerca de 9 milhões de euros e tem um prazo de execução de ano e meio.
A festa de aniversário do pintor teve lugar em Lisboa, na Galeria de Arte do Casino Estoril, com a inauguração de uma exposição de homenagem ao aniversariante.
“Tive a sensação que foi uma das melhores prendas que lhe pudemos dar”, disse, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Chaves, João Batista, que participou na festa e entregou ao pintor uma cópia da acta com a aprovação do lançamento do concurso.
A Fundação Nadir Afonso vai ser financiada pelo Programa Operacional de Valorização do Território e se os prazos forem cumpridos deverá ficar concluída em 2012.
O edifício vai ser erguido nas hortas das Logras, na margem direita do rio Tâmega, pousando sobre uma plataforma de lâminas, por causa do risco de cheia. Quanto ao interior do espaço, no dia da apresentação do projecto, Siza Vieira explicou que as salas expositivas do edifício, uma delas reservadas ao espólio do pintor flaviense, serão paralelas ao rio. Além disso, a Fundação terá um pequeno auditório e uma biblioteca, uma loja e uma cafeteria. “Criamos condições para a obra de Nadir viver e se impor”, resumiria, na altura, Siza Vieira.
|