SECÇÃO: Chaves
Na próxima semana militares vão demonstrar capacidades
RI19 participa na preparação de exército europeu
Durante a próxima semana, vai circular pela cidade de Chaves um número invulgar de meios militares. O quartel flaviense vai servir de base ao exercício final que irá certificar, em termos nacionais, a operacionalidade do contigente português que irá integrar o chamado Battelgroup, uma espécie de exército da União Europeia (EU).
O Regimento de Infantaria nº 19 (RI19) está a preparar os militares que irão dar apoio ao contingente português que irá integrar o denominado Battelgroup, uma espécie de exército da União Europeia (EU), criado no âmbito da Política de Defesa Comum, em 2009.
O batalhão em causa, especialmente vocacionado para actuar em situações de catástrofe ou em missões de paz, por exemplo, é constituído por cerca de 1.500 homens, dos vários países da EU, e combina uma série de valências militares: artilharia, infantaria, transmissões, apoio e serviços… Deverá estar operacional no segundo semestre do próximo ano.
No regimento flaviense, está a aprontar-se o chamado Elemento de Apoio Nacional, uma unidade com 142 homens, que, numa si-tuação real de actuação, irá prestar todo o apoio logístico ao contingente português que integrará a força europeia.
Na próxima semana, de 6 a 14, o contingente nacional terá pela frente o último exercício prático com vista à certificação da sua operacionalidade por parte da Inspecção Geral do Exército Português. Denominado “Áquila”, o exercício desenvolver-se-á no concelho de Chaves e de Vila Pouca de Aguiar, nomeadamente no aeródromo municipal e na serra da Padrela.
Para que a população não seja surpreendida pelo “aparato militar”, o RI19 explicou, na passada sexta-feira, o desenvolvimento do exercício à comunicação social.
Entre outras demonstrações de capacidades, está prevista a simulação da evacuação de um sinistrado na Serra da Padrela para o aeródromo flaviense. Ali, o acidentado será recebido pelo Elemento de Apoio Nacional e transportado para o hospital local.
As actividades dos dias 9 e 10, contarão com a presença órgãos dos comandos e da direcção do exército e ainda com convidados da administração local.
No entanto, a certificação internacional do contingente português só será certificada na sequência de um exercício que terá lugar no mês de Junho do próximo ano, entre os dias 19 e 24. Só depois desta certificação, o Battelgroup estará em condições de poder participar em missões para quais seja solicitado.
Mas a actividades do RI19 não se ficam pelo Battelgroup. Já a partir de Janeiro, vai iniciar o aprontamento de um módulo que irá dar apoio ao exército afegão. E em Fevereiro também decorrerá ali um exercício relacionado com uma missão no Líbano.
|