SECÇÃO: Chaves
Organização diz que actividades não tinham muito a ver com o evento
Programa dos Santos sem arraiais e sem fogo
O programa da feira tradicional de Santos não vai sofrer alterações de monta, mas não haverá fogo de artifício no final, nem arraiais. A organização garante, no entanto, que as duas actividades não foram excluídas por questões económicas, mas antes por “não terem muito a ver com os Santos”.
Está definido o programa de actividades da tradicional Feira dos Santos, que terá lugar de 30 de Outubro a 1 de Novembro.
“Apesar das dificuldades [económicas] continuamos a apostar e a dar-lhe dignidade”, anunciou, na passada segunda-feira, o presidente da Câmara de Chaves, João Batista, que aproveitou, para apelar a que este período se transforme “num certo oásis em relação ao contexto de desânimo [de crise]”.
O programa é semelhante ao dos anos anteriores, até porque, sublinhou o presidente da Associação Comercial do Alto Tâmega (Acisat), Miranda Rua, é muito “difícil inovar”.
No entanto, ao contrário das anteriores edições não haverá os arraiais nocturnos que tinham lugar no dia 31 e dia 1, nas Freiras, nem tão pouco haverá descarga de fogo de artifício, no encerramento do evento. Miranda Rua garante, no entanto, que não estão em causa factores económicos, mas antes o facto de ambas as actividades não terem muito a ver com os Santos. “O fogo de artifício nunca teve muita visibilidade. Como está muito frio, as pessoas iam embora e já não ficavam para ver os foguetes”, explicou Rua, alegando também que os espectáculos ao ar livre eram sempre um risco por causa do tempo.
Em contrapartida aos concertos musicais à noite, este ano, a organização decidiu apoiar uma iniciativa que tem como parceiros discotecas da cidade, pretendendo desta forma chegar a público mais jovem.
Para aderir à iniciativa, denominada “Santos da Noite”, basta comprar um ingresso (uma pulseira), que custará 5 euros, caso seja comprada antecipadamente, ou 7,5 euros, no próprio dia. O ingresso dará entrada gratuita nas quatro “discos” aderentes, com direito a uma bebida em cada um dos espaços.
Durante o dia, vai apostar-se, sobretudo, em arruadas de concertinas, que Miranda Rua diz ser o conceito tradicional associado a esta feira/festa.
A localização dos vários eventos incluídos no programa mantém-se. A Feira do Gado terá lugar na Zona Industrial (junto à Munível) e o concurso de gado será realizado, como sempre, no Forte de São Neutel. O Festival Gastronómico do Polvo também se manterá no Estádio Municipal de Chaves. Os divertimentos mantêm-se igualmente no parque multiusos de Santa Cruz Trindade.
Os dados estão lançados, mas, como sempre, mais que do próprio programa, o sucesso da Feira dos Santos depende do tempo.
Promoção em Santiago de Compostela
Este ano, a organização da Feira dos Santos intensificou a promoção do evento em Espanha, de onde provêm grande parte dos visitantes do certame.
O programa da Feira foi apresentado ontem, em Santiago de Compostela, na loja de divulgação do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
|