Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 05-03-2010

SECÇÃO: Macedo de Cavaleiros

Benjamim Rodrigues cumpre promessa eleitoral
Presidente da junta de Talhas é médico e dá consultas gratuitas na aldeia

fotoA população de Talhas já não precisa de se deslocar a Macedo para obter uma consulta ou uma receita médica. O presidente da Junta, Benjamim Rodrigues, eleito em 11 de Outubro do ano passado, é médico e, uma vez por semana, durante duas horas, dá consultas gratuitas à população da aldeia na sede da Junta de Freguesia. Para o apoiar, tem consigo um enfermeiro. As análises, se necessárias, são asseguradas por uma clínica privada.
Em Janeiro de 2007, a Sub-região de Saúde de Bragança encerrou as extensões de saúde de Gralhós, de Talhas e de Vinhas. Na altura, em reunião efectuada com os respectivos presidentes de junta, com os directores dos Centros de Saúde de Bragança e de Macedo de Cavaleiros e com a Sub-região de Saúde de Bragança, ficou acordado que os utentes das referidas três extensões passariam a ser atendidos na Extensão de Saúde de Izeda, que então estava prestes a ser inaugurada. Estavam em causa cerca de 500 os utentes.
Segundo o actual presidente da Junta de Talhas, eleito pelo Partido Socialista (PS), em Outubro do ano passado, o protocolo assinado entre o seu antecessor, eleito pelo Partido Social-Democrata (PSD), e pela Sub-região de Saúde, previa que os utentes da aldeia teriam direito a transporte para as consultas na Extensão de Saúde de Izeda. No entanto, segundo Benjamim Rodrigues, “na prática, o dito protocolo nunca chegou a vigorar, e as pessoas tinham de se deslocar de táxi à Extensão de Izeda, onde nem sempre eram atendidas”. Ora, como na altura, o actual autarca era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo PS, esta situação foi, no seu ponto de vista, aproveitada pelo seu adversário durante a campanha eleitoral das Eleições Autárquicas do ano passado para o acusar de ter sido o responsável pela perda daquele serviço médico na aldeia (recorda-se que esta decisão partiu da coordenadora da Sub-região de Saúde nomeada pelo governo socialista). Foi nessa altura que Benjamim Rodrigues decidiu assumir o compromisso de reabrir as consultas em Talhas, terra natal dos seus pais.
Para demonstrar que se empenhou no sentido das pessoas voltarem a ter assistência médica, ele próprio tomou a iniciativa de instalar um consultório na sede da Junta de Freguesia. É ali, com ajuda de um enfermeiro, que atende as pessoas, uma vez por semana. Nestas consultas são feitos exames à glicemia e medidos os valores da tensão arterial. Além disso, sempre que é necessário, o médico prescreve as receitas e sempre que possível cede alguma medicação sem custos para os utentes. É também uma vez por semana que se deslocam a Talhas técnicos de uma clínica privada de análises. Na perspectiva do autarca, com estes serviços, não só “tem melhorado a qualidade de vida da população”, como “já se conseguiu fazer a triagem de pessoas gravemente doentes para o Centro Hospitalar do Nordeste”. “Algumas delas com infecções graves, como pneumonias, tiveram mesmo de ser encaminhadas para a unidade hospitalar de Macedo para serem internadas”, explicou Benjamim Rodrigues. Noutras situações, acrescenta o presidente da junta, “conseguiu-se diminuir o tempo de espera e evitar a ida das pessoas para as filas de espera com o único objectivo de obter de uma receita”. “Esta proximidade permite ainda vigiar de perto a medicação dos pacientes”, conclui.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .