Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 15-01-2010

SECÇÃO: Desporto

Hugo Chapouto arrecadou o título na Alemanha na especialidade Solo Dance
Patinagem Artística: Campeão do Mundo em patinagem é filho de flavienses

fotoO campeão do Mundo em patinagem artística, na especialidade Solo Dance, é descendente de pais flavienses. A mãe é de Carvela e o pai de Mosteiró. Hugo Daniel Pita Chapouto tem 24 anos, vive em Matosinhos, e começou na patinagem por brincadeira. Agora, além da revalidação do título, no Campeonato do Mundo deste ano, que terá lugar em Portugal, o jovem arquitecto tem outro sonho: desenvolver o conceito patinagem-espectáculo, para que, dentro em breve, como se vai ao teatro ou à ópera se possa assistir a espectáculos de patinagem.
“Um dia, encontrei em casa uns patins do meu irmão, calcei-os e equilibrei-me sozinho”. Começou, assim, aos sete anos, e quase por acaso, a promissora carreira de Hugo Chapouto, um jovem descendente de pais flavienses, que no passado mês de Novembro conquistou, na Alemanha, o título de campeão de patinagem artística na especialidade de Solo Dance, uma prova libre, em que o atleta está sozinho no rinque. Em 2008, o jovem arquitecto, a residir em Matosinhos, já tinha sido campeão europeu na modalidade. Em declarações ao Semanário TRANSMONTANO, Hugo confessou que não estava à espera de alcançar o título mundial. Pelo menos, para já. “Não contava. Eu tinha traçado um plano para três anos. A meio do percurso, consegui”, recorda o jovem, para quem, em Portugal, o que faz mais falta para desenvolver a modalidade são instalações desportivas para a sua prática. Hugo teve a sorte de ter ao pé de casa um clube da modalidade e um espaço para treinar: o Pavilhão Municipal de Custóias. No entanto, à maioria dos pavilhões falta o piso específico necessário para a pratica da patinagem.
Agora, depois da Medalha de Ouro conquistada na Alemanha, o jovem Hugo espera este ano revalidar o título no Campeonato do Mundo, que terá lugar em Portimão. Mas os objectivos do atleta, que também é treinador, não se ficam pelas competições. Longe disso, Hugo quer ir mais além e aproveitar outras potencialidades da modalidade. Por isso, a sua intenção é criar uma escola onde se faça patinagem-espectáculo. “A ideia é que, como se vai ver teatro ou à ópera, seja também possível assistir a espectáculos de patinagem”, esclarece.
Como até agora, no futuro, Hugo pretende conciliar a arquitectura com a patinagem. Entreguei a tese de mestrado, agora vou-me inscrever na Ordem e espero conseguir conciliar estas duas áreas que me são tão queridas”, concluiu, o jovem campeão, que, tal como a família, continua a vir a Chaves com “frequência”.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .