Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 15-01-2010

SECÇÃO: Chaves

Empresário acusa Câmara de adiar resolução do problema
Escoamento “deficiente” no Parque Multiusos provoca inundações

fotoFarto de levar com as águas pluviais que diz serem provenientes do Parque Multiusos de Santa Cruz, uma obra da Câmara Municipal de Chaves, um empresário decidiu denunciar a situação. Só este ano, Miguel Vidal garante que os prejuízos são na ordem dos dez mil euros. “Estou farto de os ouvir dizer que resolvem, que resolvem e nada”, desabafa. A autarquia garante que “está em cima” da situação e que se tiver responsabilidades corrigirá o que tiver de ser corrigido.
Sempre que chove com muita intensidade, Miguel Vidal sofre inundações. A última foi no início da semana. Além da cave do café (Palhota) que possui em Santa Cruz, a água invadiu-lhe o espaço contíguo onde tem exposto, para venda, material de construção. O empresário não tem dúvidas que as inundações são provocadas pelo escoamento deficiente das águas pluviais do Parque Multiusos de Santa Cruz, uma obra da Câmara, onde actualmente se realiza a feira semanal. “Os aquedutos não dão vazão e a água que circula nos passeios nem sequer entra nesse circuito”, afiança Miguel Vidal, garantindo que só desde que foram feitas as obras do Parque é que isto acontece. “Há dois anos, fiz obras e nunca mais tive inundações, desde que eles andaram com as obras, levo com a água toda”, frisa o empresário. De acordo com Miguel Vidal, o não escoamento da água tem também a ver com o facto de a canalização das águas para a linha de água que passa nas imediações ter sido afunilada. “Ligaram um tubo de 40 centímetros a um de 30, claro, esganaram a saída”, observa.
Os prejuízos são elevados. Pelas contas do empresário, só este ano já andarão na ordem dos 10 mil euros. Miguel Vidal já accionou o seguro, mas exige que Câmara resolva a situação para evitar mais prejuízos. “Estou farto de dizer que vão resolver, vão resolver e nada”, diz, revoltado.
Confrontado com a situação, o vice-presidente da Câmara, Castanheira Penas, garante que a Câmara e a protecção civil estão “em cima” de todas as situações provocadas pelo mau tempo. “Estamos a apurar o que se passa e tudo que for da nossa responsabilidade, trataremos de corrigir”, garantiu.

Produtos Carina também foi inundada
Na passada terça-feira, a empresa Produtos Carina, sedeada na zona industrial do Alto da Cocanha, também sofreu uma inundação, na zona utilizada para cargas e descargas. Para retirar a água, que fez parar, temporariamente, a empresa, o proprietário, Octávio Borges, contou com a ajuda dos bombeiros e da protecção civil. O empresário garante que a água é proveniente de terrenos municipais e já pediu a intervenção da autarquia. “Já pedi aos técnicos para apurarem o que se passa. Se houver correcções a fazer, assumiremos as nossas responsabilidades”, afiançou o vice-presidente da Câmara, Castanheira Penas.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .