Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 15-01-2010

SECÇÃO: Região

Maioria das escolas da região estiveram encerradas
Neve e gelo voltaram a bloquear estradas

fotoNa passada segunda-feira, a maioria das escolas da região estiveram encerradas por falta de alunos. Os transportes escolares não puderam funcionar por causa da neve que caiu domingo e do gelo que se formou de seguida. O governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves já anunciou que iria pedir mais limpa-neves para o IP4, onde domingo à noite vários automobilistas ficaram bloqueados durante horas.
O nevão que caiu no passado domingo levou ao corte de algumas estradas da região. Foi o caso do IP4, na Serra do Marão, que durante a manhã de domingo esteve encerrado. A ligação até Bragança manteve-se aberta. No entanto, ao final da tarde, muitos veículos ficaram retidos, durante horas, nas zonas do Pópulo, entre Alijó e Murça, e Justes, a poucos quilómetros de Vila Real. Em declarações à Lusa, e na sequência da situação, o governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, anunciou que iria solicitar mais limpa-neves para o IP4. Alexandre Chaves defendeu a necessidade de rever o contrato de manutenção do IP4, um pedido que disse que vai solicitar com urgência à Estradas de Portugal, de forma a que os meios sejam reforçados nesta via. No Alto Tâmega, também várias estradas foram cortadas. O trânsito entre Chaves e Montalegre foi cortado em Soutelinho e no São Caetano (Chaves). Em Meixide, já no concelho de Montalegre, alguns carros ficaram bloqueados, incluindo um carro dos Bombeiros de Salvação Pública de Chaves, que se deslocaram ao local para retirar um carro atravessado na estrada. Complicada esteve também a situação entre Montalegre e Braga. “Na zona dos Pisões está muito complicado. Já se atravessaram dois camiões”, precisou o comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira. No dia seguinte, apesar de ter deixado de nevar, durante a manhã a maioria das estradas mantinham-se intransitáveis por causa do gelo que se formou. Aliás, a maioria das escolas estiveram encerradas, porque os transportes escolares não funcionaram. Em Montalegre, o perigosidade do estado das vias levou ainda ao adiamento da inauguração de uma obra de reforço de potência da Barragem da Venda Nova. No Tribunal, adiadas ficaram também as diligências marcadas, uma vez que os magistrados não conseguiram chegar à vila barrosã. Em Boticas, os estudantes também não tiveram aulas e, de manhã, alguns serviços também registaram falta de funcionários. Em Vila Pouca de Aguiar, a situações mais complicadas foram vividas na zona da Padrela e de Jales, onde algumas aldeias estavam praticamente isoladas. Para ir à hemodiálise, um doente teve que ser transportado numa viatura todo-o-terreno da protecção civil da Câmara. Verificaram-se igualmente alguns despistes, embora sem gravidade.

A neve também condicionou rotinas em Macedo
A neve que caiu durante a noite de domingo passado condicionou na segunda-feira seguinte muitas das rotinas do concelho de Macedo de Cavaleiros. Por exemplo, as estradas da zona da serra de Nogueira só estiveram acessíveis a viaturas com tracção às quatro rodas, situação que fez com que o apoio domiciliário a idosos, por parte do Lar da Terceira Idade de Macedo, tivesse de ser feito através de carrinhas 4 x 4 da Câmara Municipal.
Para manter transitável o IP2 e a Estrada Na-cional 102, o carro limpa-neves dos Bombeiros de Macedo estiveram em serviço permanente desde as 24 horas de domingo até ao meio-dia de segunda-feira. Neste dia, a mesma viatura teve também de ir acudir ao autocarro que se dirigia para Talhas e que ficou paralisado na Estrada Nacional 316 (EN 316), entre o cruzamento de Vale de Nogueira e Vinhas.
O Semanário TRANSMONTANO sabe que durante aquele período foi esgotado todo o stock de sal (cerca de 30 toneladas) que tinha sido reposto pela Câmara Municipal após a nevada do dia 16 do passado mês de Dezembro.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .