Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 24-12-2009

SECÇÃO: Chaves

Execução do documento será avaliada com relatório anual
Câmara aprovou plano para prevenir corrupção

fotoA Câmara Municipal de Chaves aprovou um plano para prevenir actos de corrupção no seio da gestão autárquica. O documento identifica as áreas de maior risco e contempla também as medidas que deverão ser adoptadas, com vista à diminuição ou eliminação desses riscos. O cumprimento do plano será avaliado através de um relatório anual.
A Câmara Municipal de Chaves aprovou, na última reunião de Câmara, o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, um documento para prevenir corrupção e infracções conexas da autarquia. A criação do plano surgiu na sequência de uma recomendação feita aos municípios aquando da criação do Conselho de Prevenção da Corrupção, uma entidade administrativa independente, a funcionar junto do Tribunal de Contas e que desenvolve uma actividade de âmbito nacional no domínio da prevenção da corrupção.
O plano municipal para combater a corrupção aplica-se aos membros dos órgãos municipais, ao pessoal dirigente e a todos os trabalhadores e colaboradores do autarquia. A sua execução, implementação e avaliação é responsabilidade do órgão Câmara e do próprio residente da Câmara, bem como de todo o pessoal com funções dirigentes.
Os objectivos deste plano passam por “identificar os riscos de corrupção e infracções conexas, estabelecer medidas que previnam a ocorrência de corrupção ou outro acto análogo, definir e identificar os vários responsáveis envolvidos na gestão e implementação do plano, bem como elaborar anualmente um relatório sobre a execução do mesmo”.
Na prática, o plano aprovado inclui um “Compromisso Ético” transversal aos vários intervenientes nos procedimentos autárquicos – membros dos órgãos, dirigentes e trabalhadores –, que estabelece um conjunto de princípios fundamentais de relacionamento. E, além disso, num organograma, identificada as várias unidades orgânicas do município, os cargos dirigentes e os responsáveis pelos vários níveis de decisão. Por outro lado, o documento identifica as áreas de potencial risco de corrupção e infracções conexas e contempla também as medidas que deverão ser adoptadas, com vista à diminuição ou eliminação desses riscos. Por exemplo, no que concerne à contratação pública, sugere a fiscalização regular do desempenho do contratante, de acordo com o contrato estabelecido, bem como o controlo rigoroso dos custos do contrato; quanto à concessão de benefícios públicos, propõe a implementação de um sistema de gestão documental que evidencie que o beneficiário cumpre todas as normas legais aplicáveis.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .