SECÇÃO: Alijó
Para o ano a feira já deverá ter lugar num Mercado Municipal renovado
Participantes satisfeitos com Revidouro
Terminou com um “balanço positivo” a quarta edição da Revidouro – Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro, que teve lugar no passado fim-de-semana, em Alijó. Os produtores presentes consideraram o certame como “uma excelente oportunidade de promoção e divulgação” dos produtos locais. A realização do cortejo etnográfico, que este ano contou com grande participação das fregue-sias do concelho, foi outro dos pontos altos do certame.
“Só é pena não haver mais iniciativas destas!”, comentou Luís Barros, representante da Avessada - Enoteca Interactiva, um dos vários participantes da Revidouro 2009. Para o empresário, a realização do certame é uma boa estratégia para promover o concelho no exterior, tanto “pela agitação que a feira cria, como pela comunicação social que atrai ao local”.
Satisfeito com os conhecimentos travados durante o certame e o estabelecimento de relações com os parceiros, Luís Barros acredita que a Revidouro pode ser encarada com uma excelente oportunidade para mostrar o potencial de desenvolvimento de Alijó e para despertar o interesse dos turistas e visitantes pelo Douro. “Esta não é uma feira de venda directa, mas de promoção e divulgação dos nossos produtos, o que é importante”, afirmou o representante da Avessada.
A mesma opinião é partilhada por Duarte Fernandes. “Esta feira foi importante para mantermos contactos com profissionais e com o próprio consumidor, isto para além dos convívios de amizade que proporcionou”, comentou o Gestor de Vendas e Marketing da Croft, para logo acrescentar: “com certeza que vamos estar cá no próximo certame”.
Presente pela primeira vez na Revidouro, o representante da Romarigos Vinhos considerou este certame uma “oportunidade interessante” para divulgar os seus produtos, pois, explicou, “apareceu muita gente curiosa na feira”.
Na opinião do mesmo responsável, uma vez que o certame está a ganhar dimensão e projecção, a organização deveria pensar em programar um dia dedicado a profissionais, com pessoas ligadas aos sectores de exportação, de distribuição. “O balanço já é positivo, mas a feira pode evoluir nesse sentido”, afirmou.
Mercado será renovado para acolher o certame
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alijó, Artur Cascarejo, esta será a última Revidouro a decorrer no Mercado Municipal, conforme o espaço está actualmente. O autarca avançou que aquela estrutura será alvo de um projecto de requalificação urbana que visa a transformação do Mercado “num verdadeiro centro comercial ao ar livre, mais moderno e mais adequado às exigências contemporâneas”. “O nosso objectivo é reabilitar, requalificar e modernizar para aumentar o valor dos produtos que possam aqui ser transaccionados”, explicou Artur Cascarejo.
|