SECÇÃO: Desporto
VIII Maratona Veterana Futsal Cidade de Chaves
Somatos do Porto chegou, jogou, convenceu e venceu
Inserida nas Festas da Cidade, disputou-se, no passado fim-de-semana, a VIII Maratona Veterana Futsal Cidade de Chaves. Participaram 14 equipas. A final foi disputada entre uma equipa de Chaves, a Flavibetão/Britagrilos, e uma do Porto. Venceram os tripeiros.
Esta edição da Maratona de Veteranos, que só permite a utilização de jogadores com idade superior a 30 anos, teve muita competitividade e grandes momentos de futsal, onde brilharam grandes jogadores de outros tempos e capazes de ainda “fazer uma perninha” nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Vila Real.
Depois da fase de grupos e das eliminatórias, onde o futsal esteve em festa, chegaram as meias-finais e a adrenalina subiu ao máximo, com jogos de fazer inveja a maratonas de escalões mais novos.
O jogo entre a Flaviarte/Britachaves e a Flavibetão/Britagrilos foi de grande equilíbrio e, com a igualdade a duas bolas a manter-se no final do jogo, a passagem à final teve de ser decidida na marcação de grandes penalidades. A sorte sorriu à Flavibetão/Britagrilos, que durante a prova já tinha mostrado muita serenidade nos momentos difíceis.
A outra meia-final opôs a equipa Somatos (Porto) e mais uma formação da cidade de Chaves, Mecânica Sílvio/ O Típico/ Bitoque. Muito bem disputado, foi um jogo de emoções fortes. As duas formações conseguiram dividir o controlo do jogo em duas partes distintas.
A jogar em casa e com muito apoio por parte do público, a equipa Mecânica Sílvio/O Típico/Bitoque entrou mais forte e, quando a meio do segundo tempo vencia por três bolas a zero, chegou mesmo a pensar-se que estava encontrado o outro finalista. No entanto, a equipa Somatos “arregaçou as mangas”. Com uma condição física de fazer inveja, esta equipa, composta por jogadores que pertencem ao Grupo de Intervenção da GNR, fez a diferença e as transições de bola rápidas quebraram a formação Mecânica Sílvio/O Típico/ Bitoque, que acabou por perder por 8-3.
Com duas grandes equipas apuradas, a final prometia, e o muito público que aguentou a “sauna” no Pavilhão Municipal, não deu o seu tempo por perdido. A Flavibetão/Britagrilos teve, quase sempre, o domínio do jogo e dispôs de grandes e soberanas oportunidades para marcar, mas um golo solitário da formação da Somatos foi suficiente para cantar vitória.
Os momentos finais foram de loucura na procura do golo por parte da Flavibetão/Britagrilos, mas a condição física da Somatos voltou a falar mais alto e, defendendo de forma guerreira, conquistou a VIII edição da Maratona Veterana Futsal Cidade de Chaves.
1º Lugar- Somatos (Porto)
2º Lugar- Flavibetão/Britagrilos (Chaves)
3º Lugar- Flaviarte/Britachaves (Santo Estevão)
4º Lugar- Mecânica Sílvio/ O Típico/ Bitoque (Chaves)
Melhor Marcador - Tiago Almeida (Somatos), 9 golos
Equipa menos Batida – Somatos, 5 golos
|