SECÇÃO: Opinião dos Leitores
Clube de Golfe de Vidago: - O seu espaço próprio está a nascer!
No ano em que completa quatro décadas de existência o Clube de Golfe de Vidago, sedeado nesta localidade, vai contemplar os seus associados, e também os amantes do golfe que rumam a esta região para a prática desta fantástica modalidade desportiva, com um novo, magnífico e exclusivo campo de golfe, no lugar da Camba, freguesia de Oura, Chaves.
De há três anos a esta parte o Clube de Golfe de Vidago viu-se privado da prática da modalidade no antigo campo de golfe - sua casa emprestada durante décadas - propriedade da UNICER. Durante muitos anos o CGV ali desenvolveu a sua actividade, contribuindo também para a sua manutenção. Foram tempos inesquecíveis aqueles em que a estância termal atraía gente de todo o mundo! Os aquistas que afluíam à vila, ali se hospedavam numa grande variedade de hotéis e pensões, outrora pujantes. Nesse tempo, também o golfe em Vidago tinha grande protagonismo, não obstante a selectiva participação dos seus praticantes. Num tempo em que o saudoso Mário Rodrigues, natural da terra e tio do actual presidente do CGV era a verdadeira alma do Clube!
Em 2006 foi dado por findo o protocolo existente entre a UNICER e a agremiação desportiva. Naquela altura, vislumbrava-se já a requalificação de todo o parque hoteleiro daquela empresa. Neste âmbito, será de evidenciar o facto de estar a proceder-se a alterações profundas em todo o complexo turístico da UNICER, não só em Vidago como também em Pedras Salgadas. No que ao golfe diz respeito, as obras tiveram início no princípio de 2009 e haverá grandes implicações, pelo menos no que concerne à dimensão do campo de golfe. Existirá uma maior área geográfica e passará a beneficiar de 18 buracos, ou seja o dobro do então existente.
Face a este novo contexto, o presidente do clube, apoiado pela direcção, lançou-se num projecto muito ambicioso para as suas possibilidades. O projecto é de sua iniciativa, assim como a condução das obras. Porém, com algumas ajudas autárquicas, a colaboração de entidades locais, de sócios, amigos, e sobretudo um enorme esforço e dedicação dignos de relevo dos responsáveis do clube, assiste-se à transformação do que foi um sonho, principalmente do seu Presidente, numa breve e bela realidade.
Este maravilhoso, bucólico e funcional complexo desportivo está situado no lugar da Camba a escassos cinco quilómetros da turística vila de Vidago. Ocupa uma área aproximada de 16 hectares e terá, numa fase inicial, seis buracos. A médio prazo beneficiará de nove. Haverá um Club House instalado em edifício a ser reconstruído. Todo o espaço físico desta infra-estrutura assenta numa bela encosta extremamente sossegada e onde os sons da natureza, o verde das imediações e a água pura da serra que por ali jorra espontaneamente a caminho da Ribeira de Oura, se conjugam de forma perfeita. Futuramente será arborizado com espécies, predominantemente, características da região. O acesso ao local é fácil e muito convidativo, até para o lazer dos simples observadores da prática desta modalidade.
A política da prática de golfe a implementar pela direcção presidida pelo Engº. António Manuel Rodrigues tem objectivos importantíssimos e que importa salientar. A formação a todos os níveis etários será tarefa primordial e esse facto irá potenciar o CGV no médio e longo prazos. Cativar, essencialmente, a juventude para a prática do golfe é excelente aposta no futuro da modalidade e na consistência do clube. Em períodos de tempo já definidos haverá, por parte dos seus responsáveis, a disponibilidade para prestar aos interessados, toda a informação relativa ao desenvolvimento do projecto em curso e, simultaneamente, esclarecimentos sobre particularidades inerentes ao golfe, aos menos conhecedores deste desporto. Está decidido que também a política de preços relativamente às quotizações ou pontuais participações em provas será encorajadora para os praticantes e, em consequência, para o crescimento e desenvolvimento do clube. Mantendo as clássicas regras mínimas de outras agremiações congéneres, o CGV aposta, entretanto, na diversificação dos estratos sócio--económicos dos seus associados. Divulgar socialmente a modalidade da forma mais abrangente possível é também uma grande aposta. Nunca será exagero evocar que discretos e simples meninos desta terra, após uma maior abertura da modalidade, se revelaram grandes conhecedores deste desporto. Alguns deles, alcançaram vários títulos nacionais, constituindo depois uma equipa que viria a ser campeã na-cional. Em minha opinião, sem essa abertura, nunca teriam passado de estrelas ocultas.
Prevê-se que a 13Set09 seja, oficialmente, inaugurado o campo do Clube de Golfe de Vidago. O evento acontecerá, em rigor, 40 anos após a fundação do Clube. Será um dia de enorme satisfação para muita gente ligada à modalidade. Não o será, certamente menos, para alguns dos sócios mais antigos como por exemplo: Silvino Rodrigues, Horácio Ferreira, Jorge Roxo, Júlio Brás e Eduardo Brás.
Importa dizer que a vila de Vidago é hoje servida de auto-estrada desde as cidades mais importantes do País o que implica que a distância relativa a partir do Porto, de Braga ou de Viseu esteja a pouco mais de uma hora. Esta conjugação de factos deixa ficar a ilusão aos responsáveis pelo Clube de Golfe de Vidago de que o número de associados do mesmo crescerá substancialmente e os praticantes da modalidade no seu novo campo atingirão uma dimensão que deixará felizes quantos se arrojaram à prossecução de tão bela obra.
Floripo Salvador
|