Arquivo: Edição de 17-07-2009
SECÇÃO: Valpaços
Valpaços vai ter pólo do Piaget com Cursos de Especialização Tecnológica
Dentro de aproximadamente um ano, o instituto Piaget de Mirandela deverá abrir um pólo em Valpaços. A minuta do protocolo que irá ser celebrando entre a Câmara de Valpaços e a instituição de ensino para a concretização do projecto foi aprovada na última reunião de Câmara.
Segundo uma nota informativa divulgada pela Câmara de Valpaços, serão leccionados Cursos de Especialização Tecnológica (CET), ou seja cursos pós-secundários, com a duração de um ano e meio. Em princípio, irão abrir três: “Condução e acompanhamento de obra” (área da Engenharia Civil), “Técnicas de Desporto e Lazer” (área da Motricidade Humana, Educação física e Desporto) e “Tecnologia Alimentar” (área da Engenharia Alimentar e Ciências dos Alimentos). Poderão candidatar-se a estes cursos pessoas que possuam o 10º e 11º anos completos e/ou o 12º ano inacabado ou então já com uma qualificação de nível III. Além disso, dependendo de cada CET, poderá ser exigido um exame especifico, relacionado com as unidades curriculares leccionadas. Cada turma funcionará com um número de alunos que variará entre os 15 e 25 e poderão ter um regime normal ou pós-laboral.
De acordo com a mesma nota, a autarquia irá financiar em 80 por cento a propina a pagar pelos alunos, que rondará os 150 euros por mês. Francisco Tavares, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, justifica o investimento por se tratar de uma iniciativa que torna o concelho mais “atractivo”.
|
|