SECÇÃO: Alto Tâmega
Cineasta transmontano quer captar a “alma” deste povo
João Botelho filma documentário no Barroso
O conhecido cineasta João Botelho está a filmar em Barroso desde o passado domingo. Quer “colocar em imagens a alma e a cultura” deste povo. Os primeiros a ver o resultado do trabalho serão precisamente os barrosões, mas a ideia é que o documentário, “Para Que Este Mundo Não Acabe”, circule em festivais nacionais e internacionais. Também deverá ser comercializado em DVD.
A Direcção Regional de Cultura (DRC) do Norte e as Câmaras de Boticas e de Montalegre vão comparticipar a realização de um documentário que, desde o passado domingo, João Botelho está a levar a cabo na região de Barroso.
De acordo com uma nota da DRC do Norte, o documentário pretende “colocar em imagens a alma e a cultura da região do Barroso”. “Além da divulgação da cultura tradicional, dentro de um contexto antropológico, filosófico e religioso, este projecto procura também alcançar uma dimensão reflexiva”, explica ainda a Direcção Regional de Cultura.
Os primeiros a ver o resultado da produção serão os próprios barrosões, uma vez que a estreia está prevista para ocorrer no pavilhão multiusos do Parque de Exposições e Feiras de Montalegre. A exibição do documentário “estará enquadrada em conjunto com uma série de conferências e actividades sobre a especificidade cultural da região”. Mas o trabalho não vai ficar apenas no Barroso. O objectivo é que o filme “circule nos mais relevantes festivais de cinema documental, nomeadamente no Festival de Marselha e no DocLisboa”. De resto, foi o que aconteceu com o último documentário de João Botelho, “A Terra Antes do Céu”, também filmado em Trás-os-Montes. Mostras e Universidades internacionais são outros dos palcos por onde o documentário poderá passar.
Paralelamente, a intenção é converter este documentário num DVD, composto por uma trilogia ainda por concluir e que é o produto de uma reflexão de João Botelho, realizador transmontano, sobre esta região. A trilogia incluirá “A Terra Antes do Céu”, filmado na região de Vila Real, este, “Para Que Este Mundo Não Acabe”, a filmar na região do Barroso, e, finalmente, um terceiro, ainda por preparar, na região do planalto Mirandês. Para além do circuito comercial, este DVD contará com uma distribuição nos pontos museológicos, nomeadamente nos Ecomuseus da região.
A rodagem decorrerá até 4 de Julho e é da responsabilidade da produtora Ar de Filmes.
|