|
SECÇÃO: Chaves
Condutor inconformado já reclamou
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária quer cobrar multa já paga
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) notificou um condutor flaviense para pagar uma multa por excesso de velocidade que tinha pago na hora. Inconformado, o lesado já reclamou e admite vir a exigir que lhe sejam pagas as despesas que vier a ter para provar que já liquidou a coima.
No passado dia 6 de Novembro, um condutor flaviense, Albino Morais, foi apanhado em excesso de velocidade por um radar (aparelho de controlo metrológico) no IP3, perto de Viseu. Eram 09h23. Logo a seguir, foi parado pela patrulha da GNR que se encontrava no local. Foi-lhe aplicada a coima mínima, 60 euros. Albino pagou na hora, através de um terminal para o efeito da própria GNR.
Mas, agora, quatro meses depois, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária notificou-o para pagar a mesma multa. Albino Morais não se conforma. “Apesar de não ter culpa nenhuma, já tive que ir pedir um extracto bancário onde consta a data do pagamento e entidade que recebeu o dinheiro, pois, como já tinha passado tanto tempo, deitei o talão ao lixo, e agora ainda tenho que provar que estou inocente. Isto é imoral”, revolta-se Albino Morais, que admite vir a exigir que ANSR lhe pague as despesas que vier a ter para provar que, efectivamente, já tinha liquidado a coima.
Na notificação que lhe foi enviada, Albino é informado que, caso não avance com uma impugnação judicial do processo, tem 15 dias para proceder ao pagamento da coima. No entanto, agora a multa em causa já não é de 60 euros. Na notificação, apesar de todos os dados coincidirem, a data, a hora e o quilómetro onde foi autuado, o valor da coima é de 90 euros, aos quais acrescem mais 48 euros relativos a custas. No total, estão em causa 138 euros.
O Semanário TRANSMONTANO não conseguiu, em tempo útil, ouvir a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária sobre o assunto.
|