SECÇÃO: Curiosidades
Sabia que:
Sabe qual é a origem da palavra ópio?
A palavra ópio vem do grego e significa seiva. O ópio e seus derivados são retirados da seiva da papoila. O homem descobriu tal uso da papoila há sete mil anos na Mesopotâmia. Os sumérios tratavam doenças com infusões à base de papoila. Mais tarde, assírios e babilónios passaram a fazer remédios com o caldo da flor.
Sabe o que significa gladiador em latim?
Esta palavra tem dois significados esteticamente interligados: “gladius” significa espada e também é sinónimo de pénis.
De onde vem a palavra cálculo?
Do latim calculus, que significa pedrinha. Os romanos usavam as pedrinhas para fazer operações aritméticas elementares como somar e subtrair. Na medicina, o significado é o mesmo: cálculos são pequenas pedras que se formam em princípio por alterações metabólicas, dentro da vesícula e dos rins.
Sabia que o xote é uma dança europeia?
Embora seja um ritmo característico do Nordeste brasileiro, o xote tem raízes europeias. É uma antiga dança de salão, provavelmente originária da Hungria, cujos passos se parecem com os da polca.
Sabia que tomar banho já foi uma diversão pública?
Tomar banho era uma grande diversão para os romanos. Não se tratava apenas de higiene. Era como ir à praia ou ao clube. Havia espécies de “termas”, construídas em cima de luxuosos edifícios, que tinham lojas, ginásio e até bibliotecas.
Macaco também é santo?
Para um povo de Bornéo, na Indonésia, sim. Os orangotangos são adorados porque, segundo a crença local, representa o espírito ancestral chamado “Antu Gergasi”. Em malaio, orangotango quer dizer “homem do mato”. No Egipto Antigo, o macaco era um dos quatro deuses protectores dos mortos. Por isso, os macacos babuínos (Papio) eram mumificados.
|