Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 27-03-2009

SECÇÃO: Montalegre

A partir do dia 2 de Abril
Trabalhadores da OPP suspendem actividade por falta de pagamento

fotoOs trabalhadores da Organização de Produtores Pecuários (OPP) de Montalegre que estão com os salários em atraso há cinco meses vão suspender actividade a partir do dia 2 de Abril. A decisão foi anunciada na segunda-feira passada pelo sindicato do ramo. Podem ficar comprometidas as campanhas de sanidade animal no con-celho.
Os sete trabalhadores da Organização de Produtores Pecuários (OPP) de Montalegre, a secção da Cooperativa Agrícola local responsável pelas campanhas de sanidade animal, vão suspender a actividade a partir do dia 2 de Abril por falta de pagamento. Além de cinco meses de salário, os funcionários em causa também não receberam os subsídios de Natal e de férias do ano passado. A decisão foi avançada, segunda-feira, em Montalegre, por Jorge Santos, do Sindicato da Agricultura, Alimentação e Florestas.
“A decisão já segui, por carta registada para a Cooperativa e para a Inspecção Geral de Trabalho”, revelou o dirigente sindical, acrescentando: “Aproveitamos também para alertar, por antecipação, que a substituição destes trabalhadores é crime. O Código de Trabalho é claro”. Para Jorge Santos “ninguém pode assacar responsabilidades aos trabalhadores, após aguardarem este tempo todo”.
Segundo o dirigente, além destes sete trabalhadores, e pelo mesmo motivo, já outros três tinham rescindido contrato. Uma das funcionárias em causa era a veterinária responsável pelo serviço. O dirigente, lembra por isso, que esta OPP está a infringir a Lei, uma vez que, com o número de animais do concelho, cerca de 40 mil, o serviço era obrigado a ter dois veterinários no quadro, o que, neste momento, não se verifica.
De acordo com o mesmo responsável, a situação poder-se-á resolver caso os salários em atraso venham a ser pagos. “Está tudo nas mãos da Cooperativa”, concluiu.
Apesar de várias tentativas, não foi possível ouvir o presidente da Cooperativa Agrícola, José Justo.
Além da Direcção Geral da Agricultura, a situação também já é do conhecimento da Direcção Geral de Veterinária.

O que são as Organizações de Produtores Pecuários?

Antes denominadas Associações de Defesa Sanitária, as actuais Organizações de Produtores Pecuários são quem, no terreno, levam a cabo o Programa Nacional de Saúde Animal, com vista erradicação de uma série de doenças, como a brucelose, a leucose, entre outras. O seu trabalho é, em grande parte, financiado pelo Estado, cabendo ao agricultor assegurar também parte da verba necessária. Em Montalegre, há vários anos que a parte que cabe aos produtores pecuários é assegurada pela Câmara Municipal, no âmbito de um protocolo realizado com a Cooperativa Agrícola, no seio da qual funciona a OPP. A transferência anual da autarquia para a Cooperativa é de 250 mil euros.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .