Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 20-02-2009

SECÇÃO: Região

A verba global a atribuir é de dois milhões de euros
Governo vai ajudar agricultores a fazer face a prejuízos provocados pelo clima

fotoO Ministério da Agricultura vai disponibilizar dois milhões de euros para compensar perdas agrícolas relacionadas com adversidades climatéricas. Em Trás-os-Montes, além dos prejuízos causados em estufas de hortofloricultura pelos fortes ventos em Dezembro do ano passado e Janeiro deste ano, poderão recorrer às ajudas os agricultores que, em 2007, as geadas lhe queimaram as oliveiras.
O Ministério da Agricultura (MA) vai conceder ajudas para “minimizar” as perdas produtivas dos agricultores transmontanos devido às condições climatéricas adversas, nomeadamente dos fortes ventos ocorridos no final de Dezembro do ano transacto e Janeiro do ano em curso, que provocaram a “destruição ou danos significativos em estufas de hortofloricultura”. Além disso, os apoios destina-se também aos prejuízos causados pelas as geadas verificadas em Novembro e Dezembro de 2007, que provocaram a destruição de oliveiras.
Segundo o comunicado enviado à imprensa pelo MA, na região transmontana serão concedidas ajudas para a reconstrução e reparação das estruturas e coberturas das estufas de hortofloricultura danificadas na sequência dos ventos fortes verificados em Dezembro do ano transacto e em Janeiro de 2009, nos concelhos de Alijó, Armamar, Boticas, Chaves, Lamego, Moimenta da Beira, Montalegre, Murça, Penedono, Sabrosa, Tarouca, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real. No que toca ao olival, o Governo anunciou apoios para despesas com a replantação/reposição das oliveiras mortas na sequência das geadas ocorridas em Novembro e Dezembro de 2007, nas explorações com densidades superiores a 200 oliveiras por hectare, nos concelhos de Alfândega, Carrazeda de Ansiães, Chaves, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Moncorvo, Murça, Porto, Torre de Moncorvo, Vale Paços, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.
No total, o Ministério da Agricultura irá dispensar dois milhões de euros. As candidaturas, bem como as declarações de prejuízos, deverão ser apresentadas junto das direcções regionais de agricultura e pescas (DRAP), até ao próximo dia 27 .





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .