Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 02-01-2009

SECÇÃO: Região

Associada ao gelo que se acumulava já nas vias há alguns dias
Neve voltou a dificultar trânsito nas estradas transmontanas

fotoNo passado sábado, a neve voltou à região, pela terceira vez no espaço de um mês. Além do IP4 e a da A24, várias estradas intraconcelhias chegaram a estar cortadas ao trânsito. Vários automobilistas tiveram que ser desbloqueados pelos bombeiros.
O nevão que se registou no passado sábado e que se juntou ao gelo que se acumulava há já alguns dias em várias estradas da região dificultou a vida aos automobilistas.
Ao início da noite, o IP4 esteve mesmo cortado no alto da Serra do Marão, entre os nós da Campeã e de Ansiães (Alto de Espinho). A Protecção Civil teve mesmo de mandar para o local viaturas pesadas dos bombeiros, a fim de ajudarem a retirar automobilistas que tinham ficado presos. A alternativa, a Estrada Nacional 101, entre Mesão Frio e Amarante, também chegou a estar cortada. A A24 também passou vários períodos do dia cortada na zona de Vila Pouca de Aguiar, sendo reaberta ao início da noite. Além disso, foram ainda encerradas ao trânsito as estradas nacionais 206 (entre Sobredo e Paradela, em Valpaços) e a 314 (entre Chaves e Valpaços). Encerrada ao trânsito esteve, ainda a estrada municipal que faz a ligação entre Mondim de Basto e Vila Real.
No concelho de Montalegre, tiveram de ser mobilizados
todos os meios da Câmara Municipal e dos bombeiros locais. Além das duas máquinas para espalhar sal, andaram todo o dia na estrada os dois limpa-neve e todas as retro da autarquia e ainda algumas requisitadas a privados. Quem não teve mãos a medir foram os bombeiros locais. Ao final da tarde, o comandante David Teixeira já tinha perdido a conta ao número de toques e despistes registados. ”Foram muitos, mas felizmente sem feridos com gravidade a registar”, informou. Ao final da tarde, em termos de circulação, todas as vias do concelho exigiam o máximo de cuidado. A que liga a Pitões das Júnias estava mesmo interditada. Na via de acesso à fronteira, em Sendim, veículos pesados também já não transitavam. Em Bragança, maiores dificuldades registavam-se na Serra da Nogueira e na EN218 (entre Carção e Vimioso). O acesso à turística aldeia de Montesinho esteve, também, difícil. Para o local, foi enviada uma equipa dos bombeiros para desbloquear a via e evitar que a localidade ficasse isolada.
Para derreter a neve, valeu a chuva que começou a cair à noite.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .