SECÇÃO: Valpaços
Agricultor de 56 anos morreu debaixo do tractor
Ao final da manhã da passada sexta-feira, um homem de 56 anos morreu, vítima de um acidente de tractor, na aldeia de Midões, em Valpaços. Este ano, só no distrito de Vila Real, é já a décima vítima mortal em acidentes com máquinas agrícolas desta natureza.
Ao que foi possível apurar, o acidente terá acontecido cerca das 12h00, num caminho agrícola. A vítima terá pegado no tractor para o chegar à frente e, assim, ser mais fácil carregar as azeitonas que, juntamente com mais familiares, tinha apanhado durante a manhã. Por razões ainda por explicar, o tractor tombou. Amílcar José Moutinho ficou debaixo. Terá tido morte imediata. “Ninguém sabe dizer o que aconteceu, na minha ideia, falharam-lhe os travões, mas ninguém sabe”, explicou, o presidente da Junta de Freguesia, que deslocou para o local uma retroescavadora para endireitar o tractor. “Está a aldeia toda chocada”, adiantou ainda o autarca local.
Amílcar Moutinho era natural de Midões, mas residia na localidade de France, em Chaves. Era casado e tinha três filhos, dois ainda menores.
O elevado número de acidentes levou, inclusivamente, o Governo Civil de Vila Real a anun-ciar uma campanha de sensibilização junto dos agricultores. A iniciativa estava prevista para Setembro e pretendia alertar os agricultores para os cuidados a ter no manuseamento de máquinas agrícolas.
No entanto, até à data, a acção ainda não se realizou.
“Continua no nosso plano de actividades. É para avançar”, garante o governador civil, António Martinho.
|