Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 05-12-2008

SECÇÃO: Região

Serviços da protecção civil trabalharam de forma intensa
Neve obrigou ao corte de várias estradas

fotoO forte nevão que no passado fim-de-semana caiu na região de Trás-os-Montes obrigou ao corte das grandes vias de acesso à região e deixou várias aldeias isoladas. A Câmara de Montalegre esgotou o stock de sal.
Muitas localidades transmontanas ficaram isoladas na sequência da neve que caiu no sábado e no domingo passados. Aliás, a maioria das grandes vias de acesso foram, inclusivamente, cortadas ao trânsito, durante várias horas, incluindo as únicas auto-estradas da região. A A7, entre Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, e a A24 no Alto da Samardã. Sem trânsito ficaram também as ligações intra-concelhias, nomeadamente a estrada nacional (EN) 206 entre Carrazedo de Montenegro Valpaços, bem como ainda as ligações entre os concelhos de Montalegre, Chaves, Valpaços e Boticas. No concelho de Montalegre, sobretudo, devido ao gelo, também se viveram momentos complicados. A Câmara Municipal es-gotou o stock “de várias de toneladas de sal” para tornar transitáveis as vias de acesso às aldeias e aos municípios circundantes. O stock foi resposto na terça-feira passada.
De resto, os serviços de protecção-civil de todos os concelhos foram obrigados a trabalhar de forma intensa. No entanto, e como balanço final, António Martinho, responsável máximo pela protecção civil do distrito, fez um “balanço positivo” do trabalho realizado pelos agentes que estiveram no terreno.
“Conseguimos ter todos os dias meios de mobilidade nas principais vias do distrito”, referiu o também governador civil de Vila Real. A A24 ficou a “maior parte do tempo” aberta ao tráfego, apesar de alguns períodos ter ficado condicionada.
Também o IP4 mereceu uma atenção especial por parte das forças de protecção civil, que esteve durante bastante tempo encerrado, mas houve um “esforço enorme” para por a via “operacional” o mais rapidamente possível.
Aliás, de sábado para domingo, oito corporações de bombeiros estiveram nesta via, para retirar todas as viaturas e camiões que tinham ficado presos na neve. Na A7, entre Ribeira de Pena e a ligação à A24, sábado esteve completamente encerrada, mas por outro lado, a protecção civil conseguiu manter a estrada local que liga Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar viável.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .