SECÇÃO: Macedo de Cavaleiros
Partido Socialista suspeita que a Câmara não está a cumprir a sua parte
Afinal quem avança com o campo de golfe do Azibo?
A dúvida está instalada. Em Setembro do ano passado, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, anunciou em Macedo que o Azibo tinha sido um dos locais seleccionados para a instalação de um dos campos de golfe públicos que o Governo pretende instalar por todo o país. Esta semana, o vereador da oposição, Rui Vaz, colocou em questão o interesse da autarquia pelo projecto ao solicitar ao executivo cópias da correspondência trocada com aquele departamento governamental, sobre o processo. Em resposta, o executivo PSD garantiu que está confiante que o projecto irá avançar de acordo com o modelo proposto pelo Governo, e garantiu que, se tal não suceder, será a autarquia a avançar com a obra, recorrendo a fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Para o vereador do Partido Socialista Rui Vaz, um ano e pico é tempo demais para continuar com a situação de indefinição que neste momento existe acerca da instalação do campo de golfe público do Azibo. Na sua perspectiva, a autarquia não tem feito o trabalho que lhe compete, nomeadamente no que diz respeito à aquisição dos terrenos demarcados, destinados ao projecto. Por esta razão suspeita que a Câmara Municipal já tenha declinado o interesse pela implementação desta infra-estrutura desportiva nos moldes em que foi acordada com o Governo. E devido a alegados rumores de que a culpa pelo atraso está do lado da Câmara Municipal, para tirar as dúvidas, o vereador decidiu solicitar ao executivo camarário cópias da correspondência trocada entre a autarquia e a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, o Instituto do Desporto e a Federação Portuguesa de Golfe. O objectivo é avaliar a quem cabe a responsabilidade pelo atraso do projecto. É que, em Setembro do ano passado, Laurentino Dias garantiu em Macedo que o campo de golfe deveria estar pronto nos próximos dois anos e até esta data nem sequer há sinais de que a autarquia já tenha negociado os terrenos que se comprometeu a adquirir para o efeito. Esta é a razão pela qual Rui Vaz quer saber se a autarquia terá feito tudo o que havia a fazer para cumprir o que ficou estabelecido com aquele membro do Governo.
Segundo o gabinete de apoio ao presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, “há uma proposta da ini-ciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, do Instituto do Desporto e da Federação Portuguesa de Golfe, datada de Maio do ano passado, para a instalação do campo de golfe do Azibo, à qual a Câmara Municipal continua a dar todo o seu apoio”. É nesse sentido que se enquadram as negociações já iniciadas e que da infra-estrutura desportiva. A autarquia mostra-se disposta a cumprir com a parte que lhe compete, mas se o projecto não avançar de acordo com “o modelo” que consta da proposta, a Câmara Municipal está disposta a avançar sozinha com o projecto, recorrendo, por exemplo, a fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para obter o financiamento necessário para a sua implementação. Certo que, garante a mesma fonte, a autarquia continua empenhada, de uma forma ou de outra, em concretizar o objectivo da instalação do campo de golfe do Azibo.
|