Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 10-10-2008

SECÇÃO: Macedo de Cavaleiros

Medida serve alegadamente para justificar mega-projecto criado em Mirandela
Hospital de Macedo pode ficar sem laboratório de análises clínicas

fotoFontes da unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros garantem que o laboratório de análises clínicas vai passar, já para a semana, a funcionar apenas como ponto de colheita, transferindo-se a análise propriamente dita para Mirandela. A situação, que o Semanário TRANSMONTANO não conseguiu confirmar nem desmentir junto da administração do Centro Hospitalar do Nordeste, está a deixar revoltados os profissionais da área.
O funcionamento do laboratório de análises clínicas da unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros poderá sofrer alterações já a partir da próxima quarta-feira. No entanto, para já, paira sobre a matéria alguma indefinição.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, José Madalena, que acompanha regularmente a evolução da orgânica do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN), o laboratório do Hospital de Macedo deixa apenas de fazer análises para o exterior, normalmente solicitadas pelos médicos de família do Centro de Saúde, continuando, porém, a executar as análises solicitadas pelo Hospital, que servem nomeadamente de meio complementar de diagnóstico ao serviço de urgência, internamento e convencionados. Contudo, outras fontes ligadas ao hospital de Macedo asseguram que o laboratório da unidade local passa a funcionar apenas como lugar de colheita, passando as análises a ser todas feitas no laboratório da unidade hospitalar de Mirandela. Apesar de várias tentativas, o Semanário TRANSMONTANO não conseguiu obter nenhuma confirmação nem desmentido das versões por parte da Administração do Centro Hospitalar do Nordeste.
Certo é que uma das técnicas superiores que estava colocada no laboratório de Macedo (há quatro anos era a directora clínica do hospital) já está a trabalhar no laboratório do hospital de Mirandela.
Fontes ligadas ao hospital macedense lamentam que, depois de esvaziado de valências como cirurgia e ortopedia, o hospital vá ficar também sem um importante meio de diagnóstico como é o das análises clínicas. E estranham que, “em tempos de contenção orçamental, se desperdicem meios como os existentes no laboratório que vai ser desactivado, para além dos recursos humanos, que, passando apenas a fazer a colheita de sangue, deixarão de ter o incentivo profissional da prática de análise”. A concretizar-se a situação, alguns profissionais da área garantiram ao Semanário TRANS-MONTANO que irão tentar ser colocados em laboratórios onde lhes sejam proporcionados melhores incentivos profissionais. De acordo com as mesmas fontes, o encerramento “serve para justificar o investimento feito no mega--laboratório criado na unidade hospitalar de Mirandela, utilizando argumentos que não correspondem à realidade, como o de que o reduzido número de análises feito no laboratório de Macedo não justifica a continuação do serviço”.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .