Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 29-08-2008

SECÇÃO: Vila Pouca de Aguiar

Desde o início do ano este é já a nona vítima
Septuagenário morreu em acidente de tractor com que segava feno

fotoNa terça-feira passada, um homem de 71 anos morreu, na aldeia da Granja, em Vila Pouca, num acidente de tractor. A mulher e o filho da vítima, de 14 anos, assistiram a tudo. Só este ano, esta é já a nona morte na região com este tipo de máquina agrícola.
Apesar dos 71 anos, Nelson Gonçalves tinha fama de manobrar bem o tractor, mas também de arriscar muito no que diz respeito aos locais onde se aventurava com a máquina. Aliás, por causa disso mesmo, já teria apanhado alguns sustos. Terça-feira de manhã, foi traído pela forte inclinação do terreno onde cortava feno. O tractor, que tinha acoplada uma segadeira e ainda um outro equipamento na dianteira, capotou. Ao ser cuspido ou ao tentar saltar- presume-se- o septuagenário foi atingido na cabeça por alguns dos equipamentos do tractor. Terá tido quase morte imediata.
O filho e a mulher, as únicas pessoas por parto, assistiram a tudo impotentes. “Comecei a ver levantar o tractor um bocado e dali a pouco pum... já estava...”, contou o filho da vítima, Paulo Gonçalves, de 14 anos, que se encontrava a pastorear cabras a poucos metros de distância do local do acidente. Aflito, Paulo desceu para ver o resultado. “Abanei-o, ele queria-me dizer alguma coisa, mas já não conseguiu, ficou sem sentidos. À minha mãe, ainda lhe disse que não gritasse”, recordou. O pedido de socorro foi feito pelo telemóvel. “A minha mãe só gritava e eu nem me conseguia lembrar do número, mas depois lá marquei 112”.
Segundo o comandante dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, António Sarmento, ele e um técnico de ambulância da sua corporação chegaram ao local pouco mais de vinte minutos depois do alerta. No entanto, quando chegaram o septuagenário já estava sem vida. As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, sedea-das nos Hospitais de Chaves e de Vila Real, mesmo se fossem necessárias, estavam ambas inoperacionais, segundo confirmou o comandante dos bombeiros. Mais demorada foi a retirada da corpo, precisamente por causa da inclinação do terreno.
Só desde o início do ano esta é já a nona vítima mortal em acidentes com tractores nos distritos de Vila Real e de Bragança. O elevado número de acidentes levou, inclusivamente, o governo Civil de Vila Real a anunciar uma campanha de sensibilização junto dos agricultores. A iniciativa estava prevista para Setembro e pretendia alertar os agricultores para os cuidados a ter no manuseamento de máquinas agrícolas.
No entanto, ao que foi possível apurar, a campanha já não deverá arrancar no próximo mês. Ainda não estarão definidos os moldes e os meios técnicos para levar a cabo a acção, que só deverá realizar-se no próximo ano.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .