Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 11-07-2008

SECÇÃO: Bragança

Na aldeia de Babe
Cordeira amamentada por uma cadela de guarda

fotoUma cadela que guarda ovelhas está a amamentar uma cordeira. O fenómeno passa-se na aldeia de Babe, em Bragança, e deixou incrédulo o dono do rebanho, que agora venera os dois animais.
Se o ser humano tem a capacidade de nos surpreender, os animais não se ficam atrás.
O Semanário TRANSMONTANO foi encontrar, em Babe, uma aldeia de Bragança, uma história digna de registo: uma cadela que guarda ovelhas está a amamentar uma cordeira.
A Caravela, assim se chama a cadela-pastora, está a criar uma cordeira como se fosse sua filha. A cachorra foi mãe no mesmo dia em que nasceu a cordeira, que, nessa noite, se perdeu no campo. Mas, para espanto do proprietário do rebanho, na manhã seguinte, a cordeira estava junto à cadela, que a tinha encontrado e nunca mais a largou. “A cordeirinha ficou-se a dormir amarradinha e não foi capaz de a ver. Quando a encontrei no outro dia de manhã estava deitada ao pé da cadela,” recorda o dono do rebanho, Mário Ferreira, acrescentando que a cadela não mais largou a cordeira. Até que, inesperadamente, a começou a amamentar como se fosse a sua progenitora. A cordeira também não se fez rogada. “Começou a mamar e, até hoje, continua a fazê-lo”, explica o pastor, acrescentando que a cordeira acabou mesmo por rejeitar a mãe biológica “Ainda tentámos, duas vezes, que mamasse, agarrando a ovelha, mas não a queria”, afirma Mário Ferreira.
Segundo a mulher, Isaura Pires, o pastor “até andava para dar a cadela”. “Mas agora nem que lhe dessem 500 euros a tirava daqui”, afirma Mário Pereira.
Por causa desta história, os pastores criaram tamanha afectividade com os animais que nem a cordeira vão vender. A “perdida”, assim lhe chamam, vai crescer para se tornar numa ovelha.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .