Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 04-07-2008

SECÇÃO: Nordeste

Negócio está a ser estudado
Árabes interessados em comprar chouriço mirandês

A Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM) está a em negociações para poder vir a exportar chouriço mirandês para os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita. O enchido é produzido em Rebordelo, concelho de Vinhais, e é feito à base de vitela mirandesa com uma mistura de porco bísaro, sendo produzidas cerca de sete toneladas por ano.
“Temos um contacto para vender chouriço mirandês desde que o façamos só com carne de bovino, uma vez que os árabes não podem comer carne de porco”, revelou o secretário técnico da ACBRM, lembrando que se trata de um produto inovador “porque ninguém faz chouriço de vaca”. “Há fortes potencialidades, embora o negócio esteja em fase de estudo por parte do cliente”, frisou ainda Fernando Sousa, revelando também que ainda “não se falou de números”. “Mas é capaz de ser muito atraente para nós”, admitiu.
A produção deste chouriço pode aumentar para as 40 toneladas por ano com a construção da fábrica de transformação de carne mirandesa que está prevista para Vimioso. O projecto foi apresentado em 2006, mas continua à espera de financiamento comunitário.
Apesar de se enquadrar nas linhas de orientação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), Fernando Sousa confessa estar “apreensivo relativamente às possibilidades de financiamento”, porque só “existem 70 milhões de euros para todo o país”. “O nosso projecto tem um investimento estimado de dois milhões e meio de euros e, como não sei quais são as prioridades relativamente aos regadios e ao sul, não sei o que vai sobrar para Trás-os-Montes “, afirmou o secretário técnico.
No entanto, o director da Direcção Regional de Agricultura do Norte acredita que há grandes expectativas para a aprovação dessa candidatura, uma vez que aposta na transformação é um dos factores privilegiados pelo PRODER. “Estamos seriamente expectantes em relação a esse projecto já que a mirandesa está a tentar passar para além da produção, entrando nos domínios da transformação e comercializar de forma mais vantajosa”, afirmou Carlos Guerra.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .