SECÇÃO: Chaves
Candidatura concorre com mais 14 a 60 milhões de euros
Câmara quer “regenerar” centro histórico com 10 milhões de euros
Se for aprovado na totalidade, o visual do centro histórico da cidade de Chaves vai sofrer uma verdadeira transformação. O projecto “Mais Chaves”, apresentado pela Câmara Municipal, é um dos 14 candidatos aos 60 milhões de euros destinados a programas de regeneração urbana no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte. A Câmara está optimista
No valor total de cerca de 10 milhões de euros, o projecto prevê também uma cota parte de investimentos por parte da autarquia (mais de dois milhões) e de parceiros privados (cerca de 739 mil euros). E inclui mais de 20 acções de reabilitação de edifícios, espaços públicos e de infra-estruturas. No rol de intervenções previstas está, por exemplo, a reabilitação do Cine-Teatro, que depois de várias tentativas de venda frustradas continua na posse da Câmara. O espaço será transformado num centro multiusos, onde terá lugar um centro de convívio para idosos, mas também haverá um espaço destinado, por exemplo, à dinamização de actividades económicas. Ainda no que toca a reabilitação de edifícios, a autarquia pretende igualmente transformar a actual residência de estudante em frente à Madalena numa pousada da Juventude e o edifício do antigo magistério num centro de ciência viva. Por sua vez, no espaço existente nas traseiras da Adega do Faustino será construído um parque de estacionamento.
Previsto no âmbito do “Mais Chaves” estão também intervenções ao nível de espaços públicos, como, por exemplo, a reabilitação paisagística entre a Alameda do Trajano e a envolvente à Ponte Romana, ou ainda a beneficiação do Largo da Lapa e a eliminação de barreiras urbanísticas e arquitectónicas.
A criação de um plano de intervenção para edifícios em risco de ruína e outro de segurança e combate a incêndios no centro histórico são outras medidas que constam do projecto, que inclui ainda a modernização da rede de infra-esturuturas e a eliminação de redes aéreas de iluminação e de telecomunicações (antenas e cabos eléctricos).
|