SECÇÃO: Vila Real
Câmara quer comprar edifício para instalar Loja do Cidadão
Agência do Banco de Portugal encerra no final de Maio
A agência do Banco de Portugal em Vila Real vai encerrar portas definitivamente no próximo dia 31 de Maio. A data foi confirmada por despacho do conselho de administração do Banco de Portugal e publicada esta semana em Diário da República.
No entanto, apesar de o encerramento do serviço só agora ser oficial, a decisão já era conhecida desde Setembro, conforme noticiou o Semanário TRANSMONTANO.
Entretanto, sabe-se que os seis funcionários que exercem actividade na instituição serão reintegrados nos serviços da agência no Porto ou seguirão para a reforma, caso reunam condições para tal.
O edifício onde funciona o serviço, restaurado há cerca de seis anos por um 1,5 milhões de euros, poderá, por sua vez, dar lugar a uma futura Loja do Cidadão, um espaço onde são prestados vários serviços públicos. Essa é, pelo menos, a intenção da Câmara Municipal de Vila Real que já mostrou interesse em adquirir o prédio, localizado no centro da cidade e de considerável valor histórico e arquitectónico.
O Banco de Portugal tem várias funções a seu cargo, nomeadamente a de prestar informação sobre cheques, destrocar dinheiro a comerciantes, entre outras. Com o encerramento da agência de Vila Real, que se seguiu ao fecho das congéneres de Bragança e de Lamego, a região fica com menos um serviço público.
|