Semanário Transmontano   
Versão normal " Versão acessível  

Edição de 13-05-2011

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Arquivo: Edição de 07-12-2007

SECÇÃO: Desporto

Percorreu 183 quilómetros durante 18 horas e 53 minutos em cadeira de rodas
Atletismo Paralímpico: Mário Trindade bateu recorde mundial e ganhou lugar no Guiness

fotoNa próxima edição do Livro dos Recordes Guiness, Mário Trindade vai figurar como o novo recordista de corrida em cadeira de rodas por ter conseguido a marca de 183 quilómetros, mais dois do que o anterior recorde. Um esforço para relembrar a causa das pessoas com deficiência e ainda conseguir fundos para ajudar duas irmãs.
O para-atleta vila-realense Mário Trindade quebrou o recorde mundial de distância em cadeira de rodas. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Mário Trindade entrou na pista de tartan do complexo Desportivo da UTAD, tendo percorrido 183 quilómetros, mais dois acima da marca existente.
Esta iniciativa tinha vários objectivos: chamar a atenção para as dificuldades que atravessam as pessoas com necessidades especiais na sua “integração laboral” , assim como para as barreiras sociais e arquitectónicas existentes. Além disso, pretendia ainda conseguir apoios para a compra de uma carrinha para duas irmãs de São Miguel, Açores, que sofrem de uma doença rara, a “osteogenesis imperfieta”. Por terem os ossos muito frágeis, as duas irmãs precisam de uma veículo para se poderem deslocar. Este objectivo foi conseguido ainda quando Mário Trindade realizava a sua prova. O presidente do clube de futebol Naval 1º de Maio, da Figueira da Foz, patrocinou o veículo.
O atleta vila-realense, que tem vindo a juntar várias medalhas a nível do atletismo nacional, iniciou a corrida às 5 horas da manhã de segunda-feira, tendo batido o recorde perto da meia-noite desse mesmo dia. No total, Mário Trindade manteve-se em pista durante 18 horas e 53 minutos, um esforço que foi cronometrado por testemunhas independentes, num processo que foi previamente acordado com os responsáveis pelo livro dos Recordes do Guiness.
O atleta contou com o apoio de dezenas de pessoas que durante todo o dia se deslocaram à pista para dar força ao atleta, sendo convidadas a juntar-se ao Mário no esforço e correrem com ele a pé ou mesmo em cadeiras de rodas. No final, o atleta agradeceu a quem lhe deu o “apoio e ajuda” necessárias e por “terem acreditado” que ele iria conseguir. Mário Trindade terminou com vontade de fazer mais proezas com um valente “e venha o próximo”.
Mário Trindade desloca-se em cadeira de rodas desde os seus 18 anos, devido a uma operação mal conseguida, mas desde os doze anos que pratica atletismo. Hoje, com 32 anos, é o recordista nacional dos 100 e 200 metros de corrida em cadeira de rodas, é vice-campeão dos 800 metros e ainda tem várias medalhas de bronze. O seu sonho é poder participar nos Jogos Paralímpicos.





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .