Semanário Transmontano suspenso
Ontem, dia 5 de Maio, o Semanário Transmontano completou 16 anos. Os que, ao longo de 828 edições, fizeram e dirigiram o jornal deram sempre o melhor de si. Mas a actividade de um jornal não depende apenas do empenhamento dos que o editam. É, sobretudo, condicionada pelo meio onde se insere – regiões ricas e dinâmicas oferecem condições para o desenvolvimento de grandes jornais, regiões pobres e atrasadas, como a nossa, apenas permitem pequenos e frágeis jornais, como o são todos os que nela se publicam.
Nos últimos anos, na sequência dos constrangimentos económicos que afectam o país, os nossos tradicionais anunciantes diminuíram, em muito, as suas habituais inserções publicitárias. Alguns dos nossos melhores clientes, inclusive, desapareceram do mercado.
Esta realidade, que nos é imposta pelo exterior, acabou por anular todos os nossos esforços em manter o jornal, tal como foi concebido.
Pelo que somos forçados a rever a sua sustentabilidade, ainda que isso implique alterações na sua composição administrativa e, posteriormente, adopte outro conceito editorial e de distribuição.
Até que estas imprescindíveis alterações, já em estudo, se possam concretizar, as edições do Semanário Transmontano ficam suspensas.
|