Publicidade
Publicidade
Edição de 13-05-2011
Pesquisa

Arquivo: Edição de 21-04-2011

Vila Pouca de Aguiar

Câmara vai intensificar fiscalização para apanhar quem coloca lixo fora dos contentores

Apesar das campanhas de sensibilização, ainda são poucos os munícipes que separam o lixo
Apesar das campanhas de sensibilização, ainda são poucos os munícipes que separam o lixo
A Câmara Municipal vai apertar o cerco aos que transgridem no que toca à deposição do lixo, aumentando a fiscalização. Os que forem apanhados a prevaricar, como por exemplo, a colocar lixo fora dos contentores, serão punidos com multas de acordo com o regulamento da autarquia para o efeito.

Apesar das campanhas já levadas a cabo, em Vila Pouca de Aguiar, a reciclagem ainda não entrou na rotina da maioria dos munícipes. A constatação é da própria autarquia que, em comunicado de imprensa, garante que “muitos materiais recicláveis estão a ter o destino errado”. “Em vez de serem utilizados os serviços ao dispor das pessoas, como sejam Ecopontos, Caixa Compactadora (no Bairro da Brangada), Recolha Porta-Porta no Comércio/Indústria ou a Ecolinha (tel: 800 203 472), o que está a acontecer é que esses materiais recicláveis estão a ser depositados em grande número nos contentores de lixo doméstico ou indiferen-ciado”, pode ler-se na nota de imprensa, que acrescenta que “o cenário de invasão de contentores de resíduos sólidos urbanos com materiais recicláveis já começa a ser alarmante (…) e com maior incidência nas áreas comerciais”. Além disso, segundo a autarquia, também os contentores de grandes dimensões para recolha dos denominados “monstros” (electrodomésticos, mobiliário, colchões…) não estão a ser utilizados correctamente, sendo que muitas vezes o lixo é colocado fora do contentor, o que também acontece nos contentores de lixo normais.

Para pôr cobro à situação, a Câmara garante que vai aumentar a fiscalização das transgressões ambientais, pondo os fiscais mais tempo na rua e nos locais onde se verifica maior reincidência deste tipo de práticas. A autarquia assegura que a medida surge depois de terem falhado “os esforços” para “minimizar” essas prevaricações, nomeadamente “com o aumento de circuitos de recolha porta à porta em áreas de comércio/indústria”.

No entanto, a par do aumento da fiscalização, a autarquia pôs igualmente em marcha mais uma campanha de sensibilização, denominada “Ao separar, está a poupar”, e que apela ao munícipe para que “utilize os meios de recolha selectiva que o município coloca ao seu dispor: Ecopontos | Recolha Porta à Porta no Comércio/Indústria | Caixa compactadora no Bairro da Brangada | Ecolinha 800 203 472 | Ecomail reciclá [email protected].

Por: Margarida Luzio

Comentários a esta notícia

José Manuel Alves [email protected]
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Gostei do conteúdo mencionado no texto. A CMVPA deve penalizar os prevaricadores.Se há condiçoes para separar o lixo, não devemos poluir, o que vamos consumir. Ex: água.
 


Faça o seu comentário

Diga o que pensa sobre este texto. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Código de Verificação Insira os algarismos da figura
 
Publicidade
Armazéns Europa
© 2007 Semanário Transmontano | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: .