Arquivo: Edição de 18-02-2011
Sabia que:Farol de Alexandria (Egito) Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria e tinha uma torre de mármore branco de 135 metros de altura. Era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão. lnaugurado em 270 a.C., o farol foi destruído por um terremoto em 1375.
Jardins suspensos da Babilônia (lraque) Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a urna de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram seis montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a cem metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Alguns historiadores, no entanto, atribuem o trabalho à rainha Semíramis. Tudo foi destruído em data desconhecida.
Pirâmides do Egito Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides suo as únicas sobreviventes. Foram construídas por de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três célebres pirâmides de Gizé ocuparam uma área de 129 000 metros quadrados. A maior delas (148 metros de altura) foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós, com 2.3 milhões de blocos de pedra, a maioria deles pesando duas toneladas e meia. Empregou 100 mil operaríos durante vinte anos. As outras grandes pirâmides são a de Quéfren (136 metros) e a de Miquerinos (62 metros). Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo. |