Publicidade
Publicidade
Edição de 13-05-2011
Pesquisa

Arquivo: Edição de 18-02-2011

Opinião dos Leitores

O mirandelense Jorge Lage lança novo livro

“As Maias entre mitos e crenças”

foto
Por ocasião da festa anual dedicada ao Azeite, realizou-se no Centro Cultural da Cidade de Mirandela o lançamento de mais um livro de Jorge Lage.

“As Maias entre mitos e crenças”, assim é denominada, a nova obra de rigor ciêntifico que pauta todo o trabalho do douto autor, teve como palco de apresentação o anfiteatro do Centro Cultural da Princesa do Tua, quorum completo.

“As Maias entre mitos e crenças” foi prefa-ciado e apresentado pelo nosso conterrâneo Padre Fontes que tivemos o prazer de acompanhar.

Após um longo discurso de carácter abonatório, o Presidente da Autarquia, Dr. José Silvano agradeceu ao autor o lançamento de mais um livro, obra que põe toda a sua região em relevo, usando como pano de fundo os seus usos e costumes gastronómicos ligados ao calendário de Maio sem deixar de abordar, paulatinamente, as tradições celtas, greco-latinas e outras.

Por sua vez, o Padre Fontes elogiou igualmente a proficiência e a eloquência de um trabalho de pesquisa que aborda de forma éclética a cultura das Maias e Maios desde os mitos da antiga Grécia que o autor nos traz, calcorreando a Europa e a nossa Galiza-mãe culminando com uma rebusca no País real, região por região como forma de arquivar mitos e crenças que modelaram o nosso calendário lúdico-festivo pela via mais acertiva: O livro.

Pelo que conhecemos de Jorge Lage, apraz-nos saudar a sua tenacidade de homem telúrico, a sua dedicação a nobres causas pautada sempre pela trasmissão do saber, o seu padrão de valores axiológicos superiores de que faz uso no dia-à-dia e, por fim, a sua postura intlectual.

Nas Maias, o autor traz consigo as tradições gastronómicas de Maio, os ditos, os aforismos, as crenças e tradições seculares.

Saudamos, pois, o autor dando-lhe os parabéns e exortando-o a continuar a obra pedagógica-didáctica que tem vindo a produzir para as gerações vindouras. Exortamos também, escolas, associações culturais e munícipios a dotar as suas bibliotecas de tão rico espólio recolhido nos livros de Lage.

De salientar do mesmo autor os livros: “A Castanha Saber e Sabores” que vai na terceira edição e “ Castanea uma dádiva dos deuses” que vai na segunda edição. Com estes trabalhos, a imprensa regional e nacional foi abrindo portas à realização de eventos que se prendem com a cultura da castanha e incentiva as populações a tratar do castanheiro e a gerir de forma rentável as potencialidades gastronómicas do fruto dos deuses. Bem haja.

Hélder Alvar


Faça o seu comentário

Diga o que pensa sobre este texto. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Código de Verificação Insira os algarismos da figura
 
Publicidade
Armazéns Europa
© 2007 Semanário Transmontano | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: .