Publicidade
Publicidade
Edição de 13-05-2011
Pesquisa

Arquivo: Edição de 11-02-2011

Região

Espectáculo realiza-se amanhã no âmbito da Feira do Fumeiro

“Associação de defesa dos animais contra tourada em Vinhais

foto
Está a gerar polémica a Corrida de Touros prevista para amanhã, em Vinhais, no âmbito da Feira do Fumeiro local. A celeuma foi lançada pela Associação dos Amigos dos Animais de Chaves, que lamenta que uma prática “cruel” que nunca teve “tradição” em Trás-os-Montes e que está a ser “abolida” em todo o mundo esteja a ser promovida na região. A organização do evento defende que se trata de uma questão de “opinião” e lembra que “só vai quem quer”.

A Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC) está a apelar à condenação da corrida de touros que consta do programa da Feira de Vinhais e que deverá realizar-se amanhã às 14h00, na Praça de Touros construída pela autarquia local.

O pedido de adesão à causa está a ser feito por correio electrónico e nas redes sociais. “Podemos não conseguir evitar que se realize esta tourada, mas tentaremos que não se volte a repetir. A união faz a força!”, lê-se no mail de correio electrónico que a AAAC está a fazer circular e que pede para ser reenviado para os endereços electrónicos do presidente da Câmara de Vinhais e do vice-presidente e dos respectivos vereadores. No mail em causa é feita uma descrição pormenorizadas dos tormentos a que os animais das touradas são sujeitos, como o “corte dos chifres a sangue frio” e o cravar das bandarilhas, que “podem ter comprimentos entre os 8 e os 30 centímetros e têm arpões na ponta para se prenderem à carne e aos músculos do touro, rasgando-lhe os tecidos”.

“Tanto nas touradas à portuguesa, sejam corridas de touros ou garraiadas, como nas largadas, (…) os touros e os cavalos são as vítimas de um espectáculo com características extraordinariamente cruéis, que envergonha Portugal por ser um país em que cerca de 3.000 touros e 100 cavalos por ano sofrem indefesos o mal que é a tourada. Se lhes fosse possível, todos fugiriam da arena.”, pode ler-se no mail.

Confrontada com a posição da Associação, a responsável pela organização da Feira, Carla Alves, referiu que este tipo de manifestações são “normais” e remeteu-as para o campo das “opi- niões”. “Quem quiser ir vai, quem não quiser ir não vai”, defende Carla Alves.

De acordo com a mesma responsável, a Praça de Touros foi contribuída essencialmente para a realização de chegas de bois, uma tradição no concelho, que entende que pode contribuir para a preservação da raça mirandesa. Quanto ao espectáculo da corrida de touros, diz que a sua realização se prende com a curiosidade que tem despertado na região sempre que um ou outro concelho, recorrendo a praças amovíveis, têm apostado nesse tipo de iniciativas.

A primeira tourada em Vinhais aconteceu em 2008 e repetiu-se em 2009. A autarquia parece ver no espectáculo mais um motivo de atracção para o concelho. Em 2009, o presidente da Câmara, Américo Pereira, disse, ao Jornal de Notícias, querer fazer de Vinhais “uma terra de touros, de lutas de bois e de touradas”.

Por: Margarida Luzio

Comentários a esta notícia

constantino dias constantinodias@portugalmail.pt
Gostei: Nao Gostei Concordo: Parcialmente
Comentário:
Efectivamente só vai quem quer, eu não sou a favor nem contra, nunca vi ao vivo uma tourada, mas agora vaou para saber como é. Os defensores dos animais que se preocupem com outras causas (desemprego, fome, doenças etc) só se preocupam com os animais por naõ terem mais que fazer, há causas mais importantes, o touro é um animal bravio.
 
Rita mtdays1@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
E esta gente ainda vota num presidente de câmara com ideias tão retrógradas e cruéis? Tristeza!
 
MARINHENSES ANTI-TOURADAS marinhenses.antitouradas@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Os nossos parabéns à A Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC) pela campanha posta em marcha. Quanto ao senhor presidente da Câmara é lamentável que um homem como ele tenha o cargo que tem. Em vez de ser um bom exemplo, opta pela violência como forma de tentar atrair pessoas ao concelho de Vinhais. Se esse senhor anunciar que se vai enforcar em público isso é capaz de atrair ainda mais gente do que uma corrida de touros? Será que já considerou essa hipótese?
 
Ricardo Machado mavecobiz@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Tinha que vir alguem que nao tem opinião formada sobre o assunto, se o touro é bravio que o deixem bravio, nao é o animal que está em questão, é a tortura. Parabens AAAC e parabens ao seminario pela coragem ao publicar esta noticia, haja pessoas de bom coraçao e sensatas!
 
Jorge Neto jorgeneto@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
ò sr constanino...eu preocupo-me com os animais.. e você preocupa-se com desemprego, fome, doenças? Eu sei que você não deve primar pela inteligência mas podia pensar que além de preocuparmo-nos com os problemas sociais, políticos ou de qualquer outra natureza também temos a defesa e protecção dos animais como preocupação e dedicação... Você como tem a sua vida tão ocupada vai perder tempo a ver um espectáculo anormal? Preocupe-se em não dizer asneiras sobre as pessoas que defendem os animais.
 
Ana Cristina da Silva Coke anaccoke@gmail.com
Gostei: Nao Gostei Concordo: Discordo
Comentário:
É lamentável que o nosso país continue a ser visto lá fora como uma país de pessoas rudes e selvagens, quase um país de terceiro mundo, não só pela crise, mas também por costumes e tradições tão bárbaras e pré-históricas como esta. O excelentíssimo senhor Constantino Dias, se desconhece o funcionamento das touradas, devia remeter-se ao silêncio e não vir para aqui com manifestações arrogantes contra pessoas de bem. A grandiosidade de uma Nação pode ser julgada pela maneira como os seus animais são alimentados e tratados, dizia Mahatma Gandhi e digo-o eu! Faça o favor de não voltar a falar de quem não conhece e de não insultar pessoas que nunca se dirigiram a si sequer! Essa sua atitude só revela a educação que uma pessoa capaz de apreciar violência e aplaudi-la tem. Arranje o senhor algo mais interessante para fazer do que ver touradas... eduque os seus contra a violência gratuita por exemplo. Lamentável que Vinhais tenha um Presidente de Câmara com valores tão duvidosos.
 
gaitapraisto cristina.vieira@mac.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Os autos de fé e as sevícias públicas aos condenados eram dos espectáculos mais chamativos de que há memória. Concordo com os Marinhenses: reabilite-se o pelourinho e lapidem-se o presidente e a Carla Alves. Só assiste quem quiser e de certeza que atrai público como moscas. Eu comprava já um bilhete para Vinhais e organizava uma excursão de pessoas que nunca viram uma lapidação ao vivo.
 
E.MINAS edite.mineiro@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
E uma vergonha! chamar festa à tortura de animais!quando o tema é tortura,não é uma questão de opinião!! mexe com sentimentos Sr. presidente!o sr. não sabe isso???é porque sentimentos...o sr não tem!
 
joaquina Barros Dias joaquina.d@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O'Presidente da câmara é que devia ir para a arena ser espetado nem que fosse apenas com alfinetes,para ver o gosto que tem.Com respeito a um senhor que antes disse que os defensores dos animais não defendiam outras causas cada um defende no que acredita,mas uma pessoa que gosta de ver um animal sofrer tenho as minhas duvidas que alguma vez tenha ajudado ou que tenha defendido alguma causa nobre.
 
LUIS ANTONIO TEIXEIRA PINTO luisantoniopinto@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A PIOR FORMA DE COVARDIA É TESTAR O PODER NA FRAQUEZA DO OUTRO. O TOURO NÃO É BRAVIO! MAS ALGUNS HOMENS SÃO NA COVARDIA! TORTURA NÃO É ARTE NEM CULTURA. ABAIXO AS TOURADAS...
 
Daniel mailmehere@sapo.pt
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
vergonha á CM Vinhais e á organizaca da Festa do Fumeiro de Vinhais que em nome do "entretenimento" recorram á barbaridade e crueldade destes animais!
 
Lorival Ferreira lorival-ferreira@uol.com.br
Gostei: Nao Gostei Concordo: Discordo
Comentário:
AS PESSOAS que dizem sobre as touradas "vai quem quer", realmente não entenderam os motivos dos que militam contra as touradas. NÓS adultos, não somos como criancinhas, que somente têm consciência de que uma coisa existe quando a estão vendo. ATITUDE Ética, determina que não somente se condene o ato infrator, como se tente impedí-lo. DEMOCRÁTICO é aceitar que as pessoas gostem de sorvete de morango ou escolham de limão. NINGUÉM tem nada com isto. ÉTICO é impedir, por exemplo que um criminoso torture uma vítima. A ATITUDE ética não se contenta em "não ver". A ATITUDE ética quer acabar com a ação condenável. Não é democrático permitir a tortura.
 


Faça o seu comentário

Diga o que pensa sobre este texto. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Código de Verificação Insira os algarismos da figura
 
Publicidade
Armazéns Europa
© 2007 Semanário Transmontano | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: .