Publicidade
Publicidade
Edição de 13-05-2011
Pesquisa

Arquivo: Edição de 04-02-2011

Breves

Vila Pouca

Transporte público chega às aldeias

À semelhança do que fez a Câmara de Montalegre, a autarquia de Vila Pouca reorganizou a rede de transporte escolar para permitir que as populações dos planaltos do Alvão, de Jales e do Vale de Aguiar se possam deslocar à sede concelhia, a preços reduzidos. Até agora, muitas pessoas eram obrigadas a deslocar-se de táxi.

"Para irmos ao centro de saúde ou tratar de qualquer documentos na vila tínhamos de pedir boleia a um vizinho que fosse para aqueles lados. Caso contrário, tínhamos de chamar um táxi e gastávamos pelo menos 20 euros", explica Amélia Fraga, de Jales, visivelmente satisfeita com a medida.

O facto de os horários dos transportes estarem condicionados ao horário escolar parece preocupar os moradores, que aprovam a solução da autarquia. "Já no tempo das carreiras tínhamos de organizar a nossa vida em função do horário, e isso não era problema nenhum. O drama era não termos transporte a preço acessível", garantiu Carlos Silva, também residente em Jales.

Para o presidente do município, Domingos Dias, a solução agora encontrada é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Vai assegurar a mais-valia de colocar transporte às populações mais abandonadas e põe fim a uma lacuna existente desde que deixou de haver carreiras regulares em muitas aldeias", disse ao Semanário TRANSMONTANO. Refira-se ainda que estão assinalados os 23 locais onde as pessoas podem utilizar os transportes públicos, através dos autocarros da autarquia que, mediante cobrança de bilhete simples e respectivo recibo, transportam as pessoas para a sede de concelho ou para as respectivas moradas.

O valor dos bilhetes, que depende, naturalmente, das distâncias a percorrer (entre 3 e 21 quilómetros), varia entre 1,15 euros e 2,65 euros.


Faça o seu comentário

Diga o que pensa sobre este texto. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Código de Verificação Insira os algarismos da figura
 
Publicidade
Armazéns Europa
© 2007 Semanário Transmontano | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: .