Chaves: Aulas arrancam em Setembro
.Academia privada de artes no Centro Cultural
A Câmara Municipal de Chaves entregou a uma empresa privada o espaço destinado à Escola de Artes e Ofícios no Centro Cultural de Chaves. O local irá funcionar, já em Setembro, como uma academia de artes privada, onde se poderá obter diplomas de frequência. Além de música, o ensino estende-se às artes plásticas, à pintura e ao teatro. Em contrapartida pela cedência do espaço, a empresa, a Academia de Artes de Chaves, terá que promover a criação de uma orquestra sinfónica e um festival anual de artes.
Vinhais
.Presunto e alheira já tem denominação de origem
O presunto de Vinhais já tem Denominação de Origem Protegida (DOP), um selo de qualidade que, até agora, em Portugal, só detinha o presunto de Barrancos. A alheira, também de bísaro, conseguiu a mesma distinção. No total, são já cinco os fumados de Vinhais que conquistaram esta denominação.
Chaves: Aferidor de balanças dispensado por se ter recusado cobrar a mais
.A AMAT factura quatro horas por menos de 30 minutos de trabalho
Um ex-aferidor de balanças acusa a Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), responsável pelo serviço, de lhe ter rescindido a comissão de serviço por se ter recusado a praticar taxas superiores às correspondentes ao serviço prestado. O secretário-geral da AMAT nega qualquer instrução neste sentido. No entanto, os novos funcionários, por vezes, estão a aplicar taxas três e quatro vezes superiores às que deveriam cobrar. Vários comerciantes confirmam o “exagero” dos aumentos.
|