Imprimido em 23-06-2011 06:08:33
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idedicao=290&idseccao=4433&id=12402&action=noticia
SECÇÃO: Chaves
Na categoria de entrada
Pastel de Chaves candidato às Sete Maravilhas Gastronómicas
O pastel de Chaves entrou na corrida ao título de Maravilha Gastronómica Nacional. Para a autarquia flaviense, que promoveu a candidatura, trata-se de uma forma de promover no país inteiro um produto de “qualidade” e “com mais de cem anos de história”.
É na categoria de entrada que o pastel de Chaves vai entrar no concurso promovido pela “New 7 Wonders Portugal”, uma empresa de organização de eventos, sedeada em Oeiras, e que foi já responsável pela eleição de outras “maravilhas” lusas, como as naturais e as arquitectónicas.
Para a Câmara de Chaves, a iniciativa é mais uma forma de “promoção” do pastel, “um produto de qualidade e com mais de cem anos de história”. “Procuramos, desta forma, potenciar e dar a conhecer ao país este nosso produto”, explicou ao Semanário TRANSMONTANO, o vereador Paulo Alves, revelando que, no mesmo sentido, está igualmente em curso o processo de certificação do pastel.
De acordo com o vereador, neste momento, a produção diária de pasteis de Chaves andará entre as 25 e as 27 mil unidades.
A eleição vai processar-se por fases. A 7 de Maio serão anunciadas as 21 finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia. A partir desta data, a votação, que poderá ser feita via mensagem escrita, chamada telefónica, facebook ou na página oficial da iniciativa [www.7maravilhas.pt], passa para as mãos do público.
O anúncio das iguarias vencedoras está agendado para o dia 10 de Setembro, numa cerimónia que terá lugar em Santarém e que será transmitida em directo pela RTP.
“Com algum optimismo e alguma fé, esperamos que o pastel fique entre as sete finalistas”, concluiu Paulo Alves.
O que define a Gastronomia Nacional?
Para a empresa que está organizar o concurso, o conceito de Gastronomia Nacional diz respeito ao “receituário tradicional português - assente em matérias-primas utilizadas a nível nacional, regional ou local, bem como em produtos agro-alimentares produzidos em Portugal - que revele interesse histórico, etnográfico, so-cial ou técnico, evidenciando valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade”.
Por: Margarida Luzio
© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .
Fechar