Semanário Transmontano

Imprimido em 11-06-2011 05:00:43
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idedicao=288&idseccao=4396&id=12327&action=noticia

SECÇÃO: Chaves

Criado grupo de trabalho para estudar partilha de serviços de saúde

Foto
Compromisso foi assumido na Câmara de Chaves
A eurocidade Chaves/Verín poderá vir a ser a primeira no seio da União Europeia a partilhar serviços de saúde. O secretário de Estado da Saúde, Ma-nuel Pizarro, e homóloga da Junta da Galiza, Pilar Farjas, acordaram, sexta-feira, em Chaves, a criação de um grupo de trabalho técnico que irá estudar as áreas de cooperação, sendo que duas já estão identificadas: a da formação (com a possibilidade de estágios a ocorrerem em qualquer um dos lados) e a do transporte hospitalar de urgência/ /emergência. A ideia é que, de futuro, as ambulâncias possam atravessar a fronteira. “Queremos que a utilização do transporte de urgência/emergência de um e de outro lado da fronteira seja sempre feito apenas a pensar na redução do tempo de resposta”, explicou, Pilar Franja. Manuel Pizarro revelou que o grupo técnico deverá começar a trabalhar já no mês de Abril, para que ainda este ano possam ser concretizadas algumas medidas.
Além disso, o governante admitiu que a ideia é que exista também cooperação entre os hospitais das duas cidades em termos de meios complementares de diagnóstico ou consultas de especialidade.
Além deste grupo, que irá debruçar-se apenas na cooperação entre Chaves e Verín, será também criado um grupo de âmbito mais vasto, no sentido de alargar estes intercâmbios sanitá-rios a todos os concelhos fronteiriços.
Na conferência de imprensa, o secretário-geral da associação transfronteiriça Eixo Altlântico, Xoan Mão, recordou o carácter “inovador” dos acordos sanitários ao nível europeu e não escondeu que “há muitas coisas a ultrapassar”.
As iniciativas agora anunciadas pelos governantes dos dois países é, no fundo, a concretização do compromisso assumido pelos dois governos em 10 de Abril do ano passado, altura em que foi assinado um acordo de cooperação sanitária transfronteiriça.

Por: Margarida Luzio

© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .

Fechar