Imprimido em 07-06-2011 06:18:27
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idedicao=281&idseccao=4278&id=12259&action=noticia
SECÇÃO: Chaves
Cinco cães envenenados junto às margens do Tâmega
|
Terá sido por envenenamento que morreram cinco cães, encontrados, no passado domingo, já sem vida, na zona da Galinheira, junto ao rio Tâmega, em Chaves. Pelo menos é essa a convicção do veterinário municipal, Sotero Palavras, que procedeu à autópsia dos animais. “Em princípio, terá sido veneno. Só não sabemos que tipo de veneno foi, o que nos obrigaria a mandar amostras para laboratório”, explicou, ao Semanário TRANSMONTANO, Sotero Palavras, revelando que os cães apresentavam a mucosa do estômago muito congestionada e congestão dos pulmões.
Quatro dos cães eram vadios e vagueariam pelo local há já algum tempo. O quinto animal pertencia à pessoa que encontrou os canídeos e que mora nas imediações, Sónia Salgado, da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves. A jovem não tem, por isso, dúvidas que o veneno terá sido espalhado por toda aquela área.
Ao que foi possível apurar, dias antes do sucedido, a GNR terá recebido uma chamada anónima que alertava para o facto de uma matilha andar a perturbar quem usa o circuito pedonal junto ao Tâmega. No entanto, o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR acabou por não ter tempo de informar da situação a autarquia, responsável pela recolha de animais vadios. Os cães apareceram mortos antes que a informação seguisse.
© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .
Fechar