Semanário Transmontano

Imprimido em 27-06-2011 03:19:07
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idEdicao=293&id=12499&idSeccao=4487&Action=noticia

SECÇÃO: Macedo de Cavaleiros

Fotos de Marcelo Caetano e de Américo Tomás decoram paredes da sede da freguesia
PS critica permanência de rostos da ditadura na Junta dos Olmos

Foto
Os quadros de Marcelo Caetano e Américo Tomás continuma pendurados na parede da sede da junta
O líder do PS de Macedo de Cavaleiros, Rui Vaz, aproveitou o 37º aniversário do 25 de Abril para denunciar o que considera serem atitudes “antidemocráticas”. Além de ter exibido um vídeo onde mostra que na sede da Junta de Freguesia dos Olmos se mantêm na parede as fotografias de rostos do antigo regime, acusou a presidente da Junta, eleita pelo PSD, de estar a recusar pagar a remuneração do secretário, este eleito pelo PS. A autarca recusou comentar as acusações.
37 anos depois do 25 de Abril de 1974 ainda há espaços públicos que teimam em preservar os ideais da ditadura. E, por ironia da história, um desses lugares é precisamente uma das maiores, se não a maior, conquista obtida com a revolução dos cravos: o poder autárquico. Trata-se da sede da Junta de Freguesia dos Olmos, cuja sala ainda mantém penduradas na parede as fotografias dos ditadores Marcelo Caetano e Américo Tomás, depostos pelos capitães de Abril, naquela data histórica. A denúncia foi feita pelo vereador do Partido Socialista Rui Vaz, na passagem de mais um aniversário sobre o 25 de Abril, altura em que mostrou um vídeo de 16 segundos, onde se podem ver os quadros. A gravação foi feita na reunião do passado dia 13 da Assembleia de Freguesia da aldeia. O que mais espanta o autarca da oposição é que a presidente da Junta de Freguesia dos Olmos, Maria José, foi o membro escolhido pela Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros para discursar na cerimónia comemorativa do 25 de Abril do ano passado. Rui Vaz lembra que “aquela presidente da Junta é a mesma pessoa que vem negando, desde Julho do ano passado, o pagamento da remuneração a que tem direito o secretário da Junta, José Rocha, eleito pelo Partido Socialista”. Segundo o autarca da oposição, “para aquela tomada de posição, Maria José alega que José Rocha é um inculto, não sabe fazer nada, nem devia lá estar”. O vereador do Partido Socialista aproveitou a passagem do 37º aniversário da revolução (que este ano não teve, pela primeira vez, desde 1975, qualquer cerimónia comemorativa em Macedo de Cavaleiros), “para manifestar todo o seu repúdio por tais atitudes”.
Contactada pelo Semanário TRANSMONTANO, a presidente da Junta recusou comentar as críticas de Rui Vaz, repetindo que se haveria alguém para dar explicações essa pessoa seria a que forneceu o vídeo.

Por: João Branco

© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .

Fechar