Semanário Transmontano

Imprimido em 27-06-2011 02:01:30
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idEdicao=279&id=12167&idSeccao=4239&Action=noticia

SECÇÃO: Chaves

Roubos de tampas de saneamento dá milhares de euros de prejuízo

Já ascende aos 20 mil euros o prejuízo da Câmara Municipal de Chaves decorrente do roubo de tampas e grades de saneamento em espaços públicos, nos últimos tempos. Temendo novos furtos, a autarquia já pediu reforço de policiamento nocturno.

Foto
Os funcionários da autarquia não tiveram mãos a medir para recolocar as tampas roubadas
A Câmara Municipal de Chaves está a ser confrontada com uma vaga de roubos de tampas e caixas de saneamento em ferro, que se traduz em vários milhares de euros de prejuízo.
Só na segunda e na terça-feira passada, na canelha da Estação e numa via junto às Finanças, terão sido roubadas mais de 14 tampas e caixas de saneamento.
Ao meio da manhã da passada terça-feira, dois trabalhadores da autarquia já tinham recolocado a maioria das tampas desaparecidas durante a noite na canelha da Estação, uma via muito utilizada como atalho por crianças que estudam no Agrupamento de Escolas Nadir Afonso. “Alguns buracos têm três metros de profundidade. É um perigo, se cai aqui alguém!”, lembrava um trabalhador. Por já não existirem tampas iguais às roubadas, nalguns casos, os trabalhadores eram obrigados a substituir também a manilha, aumentando o custo e o trabalho da operação.
No entanto, o roubo que causou maior prejuízo aconteceu na semana passada, no parque onde se realiza a feira semanal. Além de todas as tampas, terão sido ainda danificados dois quadros eléctricos para roubar o cobre existente no interior. Pelas contas do vereador da autarquia responsável pela rede de saneamento, Paulo Alves, o prejuízo rondou os 19.500 euros.
Segundo a autarquia, que já pediu à PSP para reforçar o poli-ciamento nocturno, em zonas mais “escondidas”, o valor médio de cada tampa de saneamento de estrada ronda os 60 euros.
Esta não é a primeira vaga de roubo de tampas de saneamento no Alto Tâmega, material que será vendido para ferro velho. Em Boticas, em 2008, foram roubadas as 45 tampas de ferro do Parque Industrial, situado a escassos quilómetros da vila. Na altura, a Câmara falava em 2.200 euros de prejuízo. O caso foi comunicado ao Ministério Público. Além do prejuízo, a autarquia temia pela segurança dos cidadãos.

Por: Margarida Luzio

© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .

Fechar