Imprimido em 12-06-2011 05:57:37
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idEdicao=276&id=12034&idSeccao=4198&Action=noticia
SECÇÃO: Opinião dos Leitores
Em Capeludos de Aguiar
Faleceu, Aníbal Ferreira do Espírito Santo
|
Em 29 de Janeiro último faleceu em Capeludos de Aguiar, o antigo professor do Ensino Primário, Aníbal Ferreira do Espírito Santo. Natural de Vila Real, onde nasceu em 21 de Setembro de 1921, veio, por volta dos anos cinquenta do século passado, para aquela aldeia como professor. Ali conheceu Adelaide Lamas Costa, com quem casou. O casal concebeu, naquela aldeia, cinco filhos que seguiram carreiras académicas diferentes e exercem as suas profissões em vários pontos do país. Entre estes encontra-se o médico, Manuel José Costa Espírito Santo que desempenha a sua actividade em Vila Pouca de Aguiar.
Nos anos cinquenta e sessenta, Aníbal Espírito Santo leccionou também em Chaves, na Escola de Santo Amaro. Naquele estabelecimento de ensino foi contemporâneo dos antigos professores, Alves e Madureira. Habitou com a família na conhecida e pronunciada curva da Rua de Santo Amaro, numa antiquíssima casa, com quintal, recentemente desaparecida.
O professor Espírito Santo foi um profissional zeloso, exigente com os outros e consigo próprio e, sobretudo, muito competente. Num tempo em que os objectivos de ensinar muito e bem, e conseguir excelentes desempenhos finais para cada aluno e em cada ano escolar eram metas a que, alguns professores, se propunham como forma de realização pessoal e profissional.
Foi um marido e pai exemplar. Num tempo, economicamente, muito difícil criou e educou os seus cinco filhos com a austeridade necessária na época. Porém, viu recompensados todos os seus sacrifícios. Os seus descendentes bem podem orgulhar-se do Homem que agora nos deixa.
Aníbal Espírito Santo lia muito. Era culto e possuidor de grande vocação para a escrita. No decorrer da sua longa existência elaborou inúmeras crónicas, sobre temas variadíssimos, essencialmente, para jornais da região transmontana.
Foi também desportista. Praticou futebol e exerceu, na década de cinquenta, essa modalidade desportiva, em Vidago, ao serviço do Vidago Futebol Clube.
Há, aproximadamente, sessenta anos, Capeludos de Aguiar recebeu o Homem e o Professor com a estima e respeito que sempre justificou merecer. Em 31 de Janeiro último, muita gente das suas relações de amizade, oriunda de toda a parte mas, principalmente, o povo bom e simples da aldeia do seu coração, prestaram a derradeira homenagem à figura elegante, prestável e inesquecível do professor, Aníbal Ferreira do Espírito Santo.
Floripo Salvador
© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .
Fechar